Vídeo mostra um avião Super Tucano disparando após detecção de uma aeronave irregular no Paraguai

O general Julio Fullaondo relatou que os tiros foram de advertência; a aeronave irregular decolou novamente em direção ao território boliviano

aviao dispara
Foto: Reprodução/Vídeo FAP

A Força Aérea Paraguaia (FAP) divulgou um vídeo mostrando Super Tucanos seguindo uma aeronave irregular em território nacional, que posteriormente escapou em direção à Bolívia.

O vídeo do momento em que os Super Tucanos o detectaram no ar foi gravado pelos militares e viralizou nas redes sociais, relatou o Última Hora.

A aeronave, que foi vista pela primeira vez em Yby Yaú, departamento de Concepción, foi perseguida por mais de uma hora e, em seguida, conseguiu pousar sem desligar o motor em uma propriedade em Capitán Bado, em Amambay.

Leia também

Estudantes de Medicina do Paraguai caem em fiscalização na BR-277 com mais de R$ 225 mil em celulares

O general da Força Aérea Julio Fullaondo relatou que a aeronave Tucano disparou tiros de advertência; nesse momento, os veículos se retiraram e a aeronave irregular decolou novamente em direção ao território boliviano.

“Passaram-se um minuto e meio entre o pouso e a decolagem do avião. A equipe tática da CODI foi acionada imediatamente. Não conseguimos localizar os veículos”, acrescentou.

Ele afirmou que estão em comunicação com seus homólogos na Bolívia, mas ainda não possuem informações sobre se interceptaram ou se têm qualquer informação sobre a aeronave.

Fullaondo considera a operação “bem-sucedida” porque está estabelecendo uma presença no espaço aéreo nacional, que já não é livre.

Produtores de soja da região gravaram um vídeo mostrando aviões Super Tucano sobrevoando a área enquanto caminhões se aproximavam da aeronave boliviana em solo.

O Super Tucano utilizado na operação integra o lote adquirido da empresa aérea brasileira e passou pelos céus de Foz do Iguaçu.

Assista abaixo vídeo enviado pela FAP


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz