A Itaipu Binacional realiza nesta terça-feira (10) a entrega de novos equipamentos para a cozinha solidária da Dona Marli, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A ação contará com a presença do diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri. Em funcionamento há três anos, a cozinha distribui cerca de 150 marmitas às terças e quintas-feiras para pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social da região do Cascavel Velho.
Entre os equipamentos entregues estão fogão industrial, câmara fria, batedeira industrial, forno industrial, liquidificador, processador de alimentos, forno a gás, panelas de pressão, fritadeira elétrica, cilindro eletrônico e utensílios de cozinha, que ampliam a capacidade de produção e melhoram as condições de trabalho dos voluntários.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) destacou o papel social da iniciativa e a atuação da Itaipu no apoio a projetos comunitários voltados ao enfrentamento da fome. Segundo ele, além das cozinhas solidárias, a binacional mantém outras ações na área social, como o edital do programa Mais que Energia, que prevê R$ 100 milhões em apoio financeiro a entidades sociais, com inscrições abertas até 20 de fevereiro.
Leia também
As cozinhas solidárias são organizadas por comunidades e movimentos sociais e têm como objetivo a produção e distribuição gratuita de refeições para populações em situação de insegurança alimentar. As iniciativas também contribuem para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional.
No Paraná, a rede de segurança alimentar conta com 19 cozinhas comunitárias, 11 cozinhas-escola e sete panificadoras comunitárias, com maior concentração na região de Curitiba e em municípios como Palmital e Borrazópolis. As unidades utilizam, prioritariamente, alimentos da agricultura familiar e também funcionam como espaços de capacitação. Atualmente, a Itaipu apoia sete cozinhas solidárias no estado, incluindo uma em Foz do Iguaçu.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
