General+9
Com a desintegração do G-9 na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, o grupo agora é chamado de “General+9” nos bastidores do legislativo municipal e que já alcançou as redes sociais.
Cadê-las
Os moradores de Foz do Iguaçu procuram e não acham as obras e as entregas do prefeito Silva e Luna (PL). “Ele inaugurou obras do governo anterior, do governo estadual, do governo federal e da Itaipu Binacional. O que fez até é um malfadado tapa-buracos que até agora não deslanchou”, disse um presidente de associação de moradores da região do Porto Meira.
Eu vou apoiar..
Cresce nas redes sociais e grupos de whatsapps o questionamento de quais candidatos a deputado federal e estadual que serão apoiados pelos 15 vereadores de Foz do Iguaçu. Os nomes e apoios serão expostos e o mote será “em 2028, não vote em que apoia paraquedistas”
Sou candidato
Na Câmara Municipal é dado como certo, por enquanto, as candidaturas das vereadoras Anice Gazzaoui (PP) e Valentina (PT) e dos vereadores Cabo Cassol (PL) e Ranieri Marchioro (Republicanos). Anice, Valentina e Cassol são candidatos às 54 vagas da Assembleia Legislativa e Ranieri Marchioro ainda não decidiu qual cadeira vai disputar nas eleições proporcionais.
Efusão
Nas contas das lideranças políticas, Foz do Iguaçu deve ter de sete a oito candidatos a deputado estadual e de três a quatro candidatos à Câmara dos Deputados. Tem gente que estima que será o dobro disso. E olha que Foz já elegeu três deputados estaduais e um federal.
Procuro e não acho
O prefeito Silva e Luna (PL) ainda não encontrou um articulador político com bom trânsito na Câmara Municipal. Vereadores de outras legislaturas sentem falta de articuladores como Sérgio Beltrame – que já nos deixou – e do ex-vereador Marcelinho Moura, que cumpriu essa função nos governos de Chico Brasileiro (PSD).
Meu vice
Embora as articulações políticas apontem para o deputado Filipe Barros (PL) e a jornalista Cristina Graeml (Podemos), o senador Sergio Moro (UB) está inclinado a escolher o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos. Na segunda-feira (9), em entrevista no Show Rural em Cascavel, Moro voltou a afirmar o desejo de ter ao seu lado, numa possível candidatura, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná.
Vergonhoso
O STJ manteve a decisão do TJ-PR que anulou o decreto da prefeitura de Foz do Iguaçu que havia declarado a caducidade do contrato de concessão do transporte coletivo urbano do Consórcio Sorriso.
Leia também
É uma vergonha, além da caducidade do contrato, a concessionária pede os reajustes não pagos pela prefeitura e o que deixou de receber com o fim do contrato. Tudo isso dá uma bagatela de R$ 200 milhões. Advogados que conversaram com a coluna apontaram descaso e omissão por parte da prefeitura que não acompanhou o recurso da ação no STJ em Brasília.
É prata, prata, prata
Foz do Iguaçu perdeu o selo ouro de compromisso com a alfabetização conquistado em 2024 e conforme as listas divulgadas pelo Ministério da Educação, ficou com o selo prata. No Paraná, 113 cidades ganharam o selo ouro e 130, o selo prata. A certificação considera múltiplas dimensões como: gestão, governança, formação, acompanhamento da aprendizagem e implementação de ações estruturantes. Também reconhece o trabalho e o papel fundamental dos gestores escolares e professores,
CNH gratuita
O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, abriu as inscrições para o primeiro edital do programa CNH Social que isenta os motoristas de todas as taxas relativas aos exames e testes teóricos e práticos. Serão 4 mil vagas e as inscrições serão até 14 de março no site do programa www.cnhsocial.detran.pr.gov.br. “É um sonho se tornando realidade, principalmente para aqueles que por muito tempo não tinham condições de tirar uma CNH, e agora vão poder fazer de forma 100% gratuita. Isso com certeza vai fazer toda a diferença para os que vão em busca de se qualificar ou do seu primeiro emprego”, disse Santin Roveda.
No primeiro time
O governador Ratinho Júnior (PSD) citou o nome do secretário Leonaldo Paranhos (Podemos no primeiro time na disputa das eleições do Paraná. “Tem o Paranhos, um quadro maravilhoso, provou a sua capacidade de gestão na prefeitura de Cascavel e agora na Secretaria Estadual de Turismo. Nós temos bons nomes e temos uma engenharia: duas vagas de Senado, vaga de vice e vaga de candidato a governador. Agora é fazer com que a gente possa, não é só apresentar um nome, apresentar um time. Quem vai representar todo esse time para continuar tocando o Paraná”, disse Ratinho Júnior em Cascavel.
Caravana Municipalista
A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) confirmou nesta quinta-feira (12) presença na 9ª edição da caravana municipalista, entre os dias 24 e 26 de março, em Brasília. “Eu e a ministra Gleisi sempre tivemos uma relação próxima e permanente com os municípios do Paraná, dialogando, construindo soluções e trabalhando lado a lado com prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras”, disse o deputado Zeca Dirceu (PT) que coordena os encontros dos gestores com ministros e representantes do governo federal.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
