Vai dobrar
A bancada do PSDB na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu terá mais um vereador. Nos próximos dias será anunciada a sua filiação com a presença do deputado Beto Richa, presidente dos tucanos no Paraná. O PSDB espera ainda para este contar com um terceiro vereador com a decisão da ação movida pelo suplente Maninho de Souza. Além de Balbinot, a bancada tucana terá três vereadores.
Óleo em falta
Diretores e professores das escolas municipais de Foz do Iguaçu reclamam que estão com falta de óleo de soja. O problema se dá por conta de uma licitação mal sucedida realizada pela Secretaria de Educação. A permanência da secretária Silvana Aguiar está delicada. Além da falta de planejamento e distribuição de aulas (a culpa é colocada no sistema digital da prefeitura), Foz do Iguaçu caiu para selo prata no compromisso com a alfabetização firmada com o MEC,
Quem será?
A pergunta nos corredores da Câmara Municipal é quem será o novo líder do prefeito Silva e Luna (PL) no legislativo. O vereador Cabo Cassol (PL) entregou o cargo ainda no final do ano passado. Ele é pré-candidato a deputado estadual e afirmou que vai se dedicar ao projeto político individual.
Cotados
Três nomes estão cotados para assumir a função de líder do governo no legislativo: Soldado Fruet (PL), Ranieri (Republicanos) e Evandro Ferreira (PSD). Cada um reúne requisitos que agradam o prefeito Silva e Luna (PL).
Tic tac!
Uma bomba está prestes a explodir no colo de um político em Foz do Iguaçu. O conteúdo em áudio já circulou pelo whatsapp de algumas pessoas. A explosão desta bomba está sendo cronometrada por um dispositivo em mãos de um político na capital paranaense.
Tem culpa, eu?
“Não tenho nada a ver com isso”, reagiu um secretário que está na linha de tiro do prefeito Silva e Luna (PL) pelos contratos mal-ajambrados nas áreas de tecnologia, inovação e modernização digital.
Leia também
Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu já tem quatro candidatos a deputado nas eleições de outubro
O dito cujo se dizia expertise em cidades inteligentes, que trabalharia até de graça na prefeitura e que ninguém sabia dos paranauês mais do que ele em Foz do Iguaçu. O general sabe que os malfeitos nas três áreas pode dar improbidade administrativa.
Me senti usado
O grupo de vereadores independentes (G-9) na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está perto do fim. O motivo: indicação de aliados políticos para posições estratégicas na prefeitura. Dizem os especuladores que um quarteto teria se aproveitado das votações para negociar um alinhamento com o poder executivo. “Eles indicaram mais de 10 cargos nesta gestão”, reclamou um integrante.
Vou não
O senador Sergio Moro (UB) nega que vá mudar para o PL antes das eleições de outubro como apontado nesta coluna. Moro enfrenta dificuldades para viabilizar a candidatura a governador. O UB, federado com o PP, tem validar o nome de Moro, mas o deputado Ricardo Barros, principal líder do PP no Paraná, já disse que não vai avalizar a candidatura de Moro. Barros sustenta que o senador não tem capacidade para “atrair pessoas” para seus projetos.
Vou não II
Em nota, Moro negou a hipótese de mudança de partido. “O senador Sergio Moro permanece no União Brasil, partido que garantiu sua candidatura ao governo do Paraná nas eleições de 2026. As divergências com PP serão resolvidas com diálogo”, diz a assessoria do senador.
Acorda Povo
O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PP) apertou o botão “Acorda Povo” e soltou um compilado de fotos atuais do abandono do Hospital Municipal Padre Germano Lauck nas redes sociais. Arrependimento não faltou nos comentários. Segundo os analistas da política nativa, o movimento ensaia a pré-candidatura de Mac Donald que tem a resposta na ponta da língua: “Só eu sei e não conto para ninguém”. O empresário pode disputar a Assembleia Legislativa ou a Câmara de Deputados.
No prelo
O jornalista Gilmar Piolla está com mais dois livros no prelo. Um de crônicas e outro de personagens que marcam e fazem a história de Foz do Iguaçu. Tem gente que não quer, mas vai aparecer nos escritos de Piolla.
Repúdio
O ataque de homem à duas mulheres árabes – arrancou hijab (véu) de uma delas – em um shopping em Foz do Iguaçu foi repudiado pelas vereadoras Anice Gazzaoui (PP) e Yasmin Hachem (PV), pelo vereador Adnam El Sayed (PSD) e pelo sheik Oussama El Zahed. “Precisamos de uma posição firme e forte para impedir que esse acontecimento seja repetido na nossa cidade, que sempre foi exemplo de convivência de paz, de harmonia. Uma cidade que tem mais de 84 etnias no seu território”, disse El Zahed
Vou pra federal
O deputado Renato Freitas (PT) confirmou que será candidato à Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. Renato será o maior puxador de votos do PT e espera fazer mais de 200 mil votos. O deputado enfrenta sete processos no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. No caso considerado mais grave, foi filmado numa briga de rua, trocando socos e pontapés com um manobrista.
Só por Deus
O deputado Ricardo Arruda (PL)b apresentou projeto de lei que prevê o fim das cotas raciais em universidades estaduais e federais públicas no Paraná. A proposta também proíbe adoção de cotas para instituições de ensino superior que recebam verbas públicas.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
