Reconhecimento: Eterno Rei Momo de Foz do Iguaçu, Walmor Maciel, recebe homenagem da Fundação Cultural

Leia esta e outras notas na coluna Palavra Livre de Zé Beto Maciel, Maria Tereza Vasquez e Gustavo Aquino

rei momo e patricia iunovich
Walmor Maciel e a presidente da Fundação Cultural, Patrícia Iunovich (Foto: Divulgação/PMFI)

Rei Momo
A Fundação Cultural homenageou neste carnaval Walmor Bonfim Maciel, Rei Momo de Foz Iguaçu por mais de duas décadas. Walmor é uma das personas mais queridas da cidade que merece registro na história.

Uma vez, ao vencer mais um concurso de momo, confidenciou que enquanto ele ganhava um par de sapato, a rainha ganhou uma joia e uma passagem de ida e volta, com direito a acompanhante, para a Europa. Walmor ficou inconsolável? De jeito maneira. Ele foi sempre o mais animado do carnaval.

Cidadão
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), recebe na próxima sexta-feira (27) o título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu. A proposta de concessão da honraria é da vereadora Anice Gazzaoui (PP), aprovada de acordo com decreto legislativo de dezembro do ano passado.

Unificar
O vereador Adnan El Sayed (PSD) trabalha para unificar as duas mesquitas (xiita e sunita) em Foz do Iguaçu. A ideia é que haja apenas uma mesquita muçulmana na cidade. Esse tipo de junção já aconteceu em Curitiba no passado. A comunidade muçulmana da tríplice fronteira é a segunda maior do país com mais de 20 mil integrantes.

Desabafo
A bronca é do guia de turismo Jorge Luiz Dorneles: “silêncio absoluto de prefeito e vereadores, fazem de conta que não é com eles. Eles tem que se manifestar também e defender o turismo. Filas no Parque Nacional, filas na BR-469, filas para Argentina, filas para o Paraguai. O que adianta promover o destino Foz do Iguaçu se não tem estrutura para receber bem os turistas”.

Estrutura
O ex-deputado André Vargas (PT) montou uma boa estrutura em Foz do Iguaçu para buscar os votos para a reeleição à Câmara dos Deputados em outubro. A campanha será coordenada pelo ex-secretário André Alliana (Turismo) e pelo advogado Ian Vargas (PT), suplente de vereador ( 1.422 nas eleições de 2024). Em Foz, André Vargas vai dobrar com Mário Verri e Valentina – candidatos do PT à Assembleia Legislativa.

Pibão
A atividade econômica brasileira apresentou crescimento de 2,5% em 2025, de acordo com o Banco Central.As altas foram de 13,1% na agropecuária, 1,5% na indústria e 2,1% em serviços. O IBC-Br excluindo a agropecuária subiu 1,8% no ano. O índice avalia a evolução da atividade econômica do país e incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos. Ele ajuda o Comitê de Política Monetária a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 15% ao ano.

Greve Geral
A principal central sindical da Argentina desencadeou uma greve geral contra a reforma trabalhista do presidente ultraliberal Javier Milei. A paralisação afetou a circulação de trens e ônibus e também provocou o cancelamento de centenas de voos. A mobilização, a quarta contra as políticas do governo Milei, ocorre em meio à crescente agitação social, sinais de recessão econômica, declínio da atividade industrial e queda acentuada do consumo. Desde que Milei assumiu a presidência em dezembro de 2023, mais de 300 mil empregos foram perdidos e 21 mil empresas fecharam, segundo dados do setor industrial.

Prioridade
O líder do PT, senador Rogério Carvalho (SE), defendeu a votação da proposta que reduz gradualmente a jornada de trabalho (PEC 148/2015) e disse que a questão é prioridade para o governo. Ele não descartou a possibilidade de o governo enviar um projeto de lei, em regime de urgência, para acabar com a escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso), mas lembrou que a PEC 148/2015 já está pronta para ser analisada pelo plenário do Senado.

Negativo
O Brasil e mais 100 países divulgaram comunicado em que condenam a expansão de Israel na Cisjordânia. No domingo (15), o governo de Israel aprovou a reabertura do registro de terras na Cisjordânia ocupada, o que permitirá aos colonos israelenses comprarem terras definitivas na região.

Os palestinos consideram a medida uma “anexação de fato” “Reiteramos a nossa rejeição a todas as medidas destinadas a alterar a composição demográfica, o caráter e o status do Território Palestino Ocupado desde 1967, incluindo Jerusalém Oriental.

Tais medidas violam o direito internacional, minam os esforços em curso em prol da paz e da estabilidade na região, vão de encontro ao Plano Abrangente e colocam em risco a perspectiva de alcançar um acordo de paz que ponha fim ao conflito”, diz a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Oitivas
A CPI que apura o caso dos livros de inglês reiterou o ofício enviado à prefeitura em que solicita todos os memorandos, ofícios e e-mails que envolvam a  retirada dos livros. Na reunião de quinta-feira (12), também foram definidos os nomes que serão convocados para depor. A previsão é de que as oitivas ocorram no mês de março. A CPI é presidida pela vereadora Yasmin Hachem (PV) e tem como relator o vereador Adnan El Sayed (PSD). Também participaram da comissão, Valentina Rocha (PT), Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos) e Cabo Cassol (PL).

Não é só a Fazenda
De acordo com servidores da Secretaria da Educação, FozHabita, Foztrans, Secretaria de Obras e Secretaria do Meio Ambiente, o sistema implantado pela Elotech também não funciona direito nas cinco pastas. A Educação está com a distribuição de aulas e ensalamentos precários e não consegue fazer compra de produtos da merenda escolar. O FozHabita ainda não conseguiu atualizar a lista de mutuários e nem da espera da casa própria, o Foztrans não roda as multas dos radares eletrônicos, Obras e Meio Ambiente estão sem condições de expedir licenças, alvará de construção e habite-se.

Onde está Wally?
No meio desta confusão, causa estranheza o recolhimento do secretário Luiz Teixeira (Tecnologia, Inovação e Modernização Digital) ferrenho defensor do contrato com a Elotech. A secretária Magda Odette Trindade (Finanças e Orçamento) já adiantou que não pagará nenhum centavo enquanto a empresa de Maringá não rodar o sistema. AQ Elotech foi contratada por R$ 8,4 milhões para prestar os serviços por dois anos.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz