Substitutivo-geral de deputada do PT dispensa os hospitais de informar dados sobre aborto no Paraná

Leia esta e outras novas na coluna Palavra Livre de Zé Beto Maciel, Maria Tereza Vasquez e Gustavo Aquino

WhatsApp Image 2026 02 20 at 14.14.28
Deputada Ana Júlia (Foto: Divulgação/Mandato)

Eleição aberta
O deputado Ricardo Barros, líder do PP no Paraná, disse ao PAN News que o partido vai esperar até 4 de abril para definir o campo de alianças para as eleições de 4 de outubro. “Há uma ala bastante forte e gostaria de filiar Rafael Greca e lançá-lo ao governo do Paraná. Se o quadro ficar, Guto Silva, Greca, Moro e Requião Filho, é uma eleição totalmente aberta para quem vai seguir para o segundo turno”.

Quer que desenhe?
“Esse é o desenho. Alexandre Curi também se diz candidato ao governo. Se ele se lança, também é outro, ele atrapalha muito o Guto Silva no interior. E o Rafael Greca atrapalha muito a chance de Guto crescer na capital”.

“O governador é que sabe o tamanho do seu potencial e o risco que ele quer correr escolhendo um candidato que não é o que está melhor colocado na pesquisa, mas que ele sente ser o mais leal ao seu projeto político”, completou Barros.

Leia também

Reconhecimento: Eterno Rei Momo de Foz do Iguaçu, Walmor Maciel, recebe homenagem da Fundação Cultural

Tratamento
A cannabis medicinal já é realidade em mais de 50 países como tratamento de doenças ou para aliviar diversas condições de saúde, segundo o deputado Luciano Ducci. A resolução da Anvisa que permite o cultivo da planta “não garante uma política pública que facilite o acesso ao tratamento para todos que precisam”.

“Não podemos permitir que pessoas tenham suas condições de saúde agravadas por falta de recursos e de acesso ao tratamento adequado. Por isso, é fundamental votar o recurso que impede o avanço do projeto de lei 399/15”.

“Esse projeto, de minha autoria, amplia o acesso e oferece melhores condições aos pacientes e suas famílias. Com uma regulamentação adequada da cannabis medicinal, teremos segurança jurídica, acesso pelo SUS e mais saúde para quem precisa”, aponta Ducci.

União
O vereador Adnan El Sayed (PSD) disse que não é dele a proposta de unificação das mesquitas e sunitas em Foz do Iguaçu. “Unificação? Não. Sempre trabalhamos pela união em prol da comunidade e da sociedade”, reiterou.

Ramadan
A comunidade árabe reuniu 600 pessoas na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab para marcar o início do Ramadan – nono mês do calendário islâmico lunar e considerado sagrado pelos muçulmanos. A região trinacional abriga uma das comunidades árabes mais expressivas do Brasil, considerada a segunda maior do país, com cerca de 20 mil pessoas. “É um mês com muitos significados, momento de família, de confraternização. Um mês de amor, de estender o braço para as pessoas carentes”, afirmou o Sheikh Oussama El Zahed.

Deputado federal
O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, já decidiu. Em 4 de outubro vai disputar pelo PSD uma das 30 cadeiras da Câmara dos Deputados em Brasília. Na eleição de 2022, pelo União Brasil, Santin fez 37.430 e ficou na segunda suplência. A expectativa para outubro é passar dos 80 mil votos.

Federal II
O ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD) também decidiu disputar a Câmara dos Deputados. Além do PSD, MDB, PSDB, PV e PDT querem brasileiro na chapa proporcional.

Mais do mesmo?
A troca no comando do Foztrans azedou a relação entre o prefeito Silva e Luna (PL) e um empresário do setor de logística.  Os dois retomaram as conversas pelo whatsapp recentemente graças à nomeação de Maxwell Lucena no comando do instituto de trânsito. Maxwell era diretor do Foztrans e tomava as principais decisões junto com a antiga diretora Aline Maicrovicz. Pelo jeito, pouca coisa vai mudar por lá.

Assistência Social
A vereadora Yasmin Hachem (PV) iniciou a discussão sobre o plano municipal de assistência social. Nas redes sociais, a vereadora aparece debatendo as diretrizes com o diretor de gestão do Sistema Único da Assistência Social, Renan Ferreira.

Comida Boa
O Cartão Comida Boa atende atualmente cerca de 112.500 famílias em situação de vulnerabilidade social no estado. O programa repassa um auxílio mensal de R$ 80,00 para a compra de alimentos. Mais de 44 mil estabelecimentos credenciados em todo o Paraná. Desde 2021, já atendeu mais de 519 mil famílias. O secretário Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família) estuda ampliar o valor do cartão ainda para este ano,

Constatino Coronel
Movimentos sociais e entidades ligadas à memória histórica promovem neste sábado (21), às 18h, a exibição de um documentário sobre a vida de Constantino Coronel, dirigente das Ligas Agrárias Cristãs e sobrevivente da ditadura de Alfredo Stroessner. A atividade ocorre no espaço Añua Roga, no bairro Santa Ana, e integra as ações que marcam os 37 anos da queda do regime stronista no Paraguai. As informações são da Fronteira Livre.

Não é legal
O STF anulou lei complementar municipal que criava o “Programa Escola sem Partido” em Santa Cruz de Monte Castelo. Por unanimidade, os ministros consideraram que a regra viola a competência privativa da União para criar leis gerais sobre educação e representa uma forma de cercear atividades docentes.

Aborto
A deputada Ana Júlia (PT) apresentou um substitutivo-geral ao projeto de lei que obriga hospitais, clínicas e maternidades a enviarem relatórios à Secretaria Estadual de Saúde sobre atendimentos relacionados a abortos no Paraná. O texto original foi apresentado pelo deputado Márcio Pacheco (PP) e, para oposição, pode colocar em risco os dados pessoais das mulheres atendidas. O substitutivo de Ana Júlia desobriga essa condição.

Alô Alô Brasil
A Rádio Nacional estreia nesta segunda-feira (23) o programa “Alô Alô Brasil”, apresentado pelo jornalista José Luiz Datena. A atração vai ao ar das 8h às 10h, de segunda a sexta-feira, em todas as emissoras da rede. EBC. A primeira edição terá entrevista ao vivo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz