Projeto garante apoio artístico e cultural a estudante e comunidade escolar de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Garantir apoio e acesso as artes e a cultura a estudantes, comunidade escolar e população em geral. Este é o objetivo do projeto Mostra da Cidadania 2019/2020, do Centro de Cultura Popular com apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

A ação inclui oficinas de ballet, tatro, hip-hp e jazz realizadas no Centro Escola Bairro Professor Darci Pedro Zanatta, na Rua Batatais, 133/215, no bairro Morumbi 1.

A iniciativa teve a primeira etapa nos dias 14 e 15 de dezembro do ano passado (fotos). As apresentações, que são direcionada aos familiares, professores e imprensa, terá continuidade no dia 28 de março deste ano, a partir das 20h no Teatro Barracão, nos fundos da Praça da Bíblia (região Leste de Foz do Iguaçu).

O projeto é resultado do convênio 002/2019, previsto na emenda nº 8/2018 à Lei Orgânica do Munic´pio, de 15 de fevereiro de 2016, do “Orçamento Impositivo” celebrado entre a Fundação Cultural e o Centro de Cultura Popular.

Os recursos estão previstos em uma emenda coletiva dos vereadores Nanci Rafagnin Andreola, Beni Rodrigues, Anderson Andrade, Rogério Quadros, Marcelinho Moura, João Sabino, João Miranda e Elizeu Liberato.

A iniciativa, que levou em consideração que Foz do Iguaçu tem 51 escolas municipais, promove as atividades em hor´rios escolar e no contra-turno no próprio estabelecimento ou em local pré-definido.

Além de garantir apoio arsítico cultural e de cidadania aos estudantes e comunidade, o projeto apoio ainda as atividades já desenvolvidas nestes estabelecimentos de ensino. O desenvolvimento ocorre através de contatos, com as secretarias e diretoras das escolas.

O Mostra da Cidadania prevê apresentações, após as oficinas, direcionadas as famílias dos beneficiários e ao público em geral e em especial ao estudantil. As peças e coreografias são encenadas dentro de cada área específica, incentivando assim a continuidade do projeto.

“Temos assim a convicção de que estaremos ampliando o conhecimento artístico e cultural de todos”, diz o coordenador geral do Centro Cultural, Roberto Vieira Virgínio.

Sobre o Teatro Barracão
Roberto Virgínio lembra que o local da segunda apresentação, o Teatro Municipal Otílio Schimmelpfeng (Teatro Barracão) é o único equipamento municipal de artes cênicas e capacidade técnica e comidade para receber a mostra.

A estrutura dispõe de um palco de aproximadamente 80 metros quadrados de espaço cênico livre, mais camarins, além de 216 lugares fixos e mais 60 móveis. O Teatro Barracão tem condições de receber aparatos técnicos com luz, som, telão e cenários.

O ambiente, segundo o coordenador do projeto, é propício para as apresentações, além da localização entre três grandes regiões da cidade – Jardim São Paulo, MOrumbi e Campos do Iguaçu.

Atendidos
O projeto atende atualmente duas turmas de ballet pela manhã, com aulas das 9h30 às 10h30 para 18 alunos e das 10h30 às 11h30 para 15 alunos. No período da tarde uma turma de jazz das 14h30 às 15h30 com 15 alunos e outra turma de ballet das 13h30 às 14h30 com 16 alunos.

Também no período da tarde uma turma de hip-hop das 18h às 20h com 20 alunos e uma turma de teatro das 16h às 17h com 26 alunos, totalizando 110 alunos. A divulgação da iniciativa ocorre nas redes sociais (Facebook). Mais informações nos telefones (45) 3525-2983 ou 99802-7224, com Beto Virgínio.

O Centro de Cultura Popular de Foz do Iguaçu está localizado na Avenida Jules Rimet, 104, no Parque Morumbi 1.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *