Público aprovou o novo local e se divertiu do começo ao fim da festa
O Carnafalls 2020 encerrou sua programação com o Carnaval da Saudade, nesta terça-feira (25), reunindo mais de 25 mil pessoas na Praça da Paz, na avenida JK. Mesmo com chuva no final da noite, blocos e foliões de todas as idades se divertiram do começo ao fim da festa.
A transferência de local do Carnaval da Saudade – tradicionalmente realizado na Marechal Deodoro – aconteceu por recomendação das forças de segurança. “Com a colocação de portarias para melhor controle dos foliões, por orientação da justiça, o espaço ficou pequeno para a quantidade de pessoas, por isso buscamos outra alternativa para a realização do Carnaval da Saudade”, explicou o secretário de Segurança, Reginaldo Silva. A mudança foi anunciada na segunda-feira, 24, e o novo local divulgado.
A Praça da Paz, na avenida Juscelino Kubitschek, já é utilizada para a celebração. Este ano, o primeiro dia de folia do Carnafalls aconteceu no espaço. “Achamos que a ocupação da praça também com o Carnaval da Saudade seria uma solução, e de fato o público que esteve presente aprovou o espaço, mas ainda estamos avaliando se de fato este será o espaço adequado para as próximas edições do evento”, adiantou Juca Rodrigues, diretor-presidente da Fundação Cultural.
Para o vice-prefeito, Nilton Bobato, o sucesso do evento deve-se ao apoio das secretarias, órgãos de segurança e entidades parceiras. “Todos colaboraram para fazer deste carnaval mais uma grande festa para a população. Não fazemos nada sozinhos, nossos eventos são possíveis graças ao apoio de todos”.
Para o Bloco “Onças do Bem”, o novo endereço permitiu melhor movimentação e liberdade. “Acredito que o melhor espaço seja aqui na praça”, disse Eleandra Vedoy. Membros do “Bloco do Chá”, e “Demorei mas cheguei”, compartilharam a opinião de Eleandra. “Na praça foi onde as escolas (de samba) tiveram seu início, é natural acontecer aqui”, comentou Taylla Oliveira do bloco Demorei. Para Andressa Borges, do Bloco do Chá, o espaço deu maior liberdade. “Aqui não há essa restrição de espaço”.
Já para o Bloco do Papai Urso, “O Carnaval da Saudade precisa de um espaço próprio e é na Marechal”, opinou Luiz Matias, vice-presidente do bloco. Para os parceiros que ajudam a realizar a Canja do Galo Inácio, apesar da mudança repentina, o espaço foi adequado, e mesmo com chuva, as vendas foram boas. “Foi tudo bem melhor do que na Marechal (Deodoro). O acesso do público e também a segurança. Acredito que na próxima edição será ainda melhor”, disse presidente do Rotary Clube Grande Lago, Giani Hames.
Quem aproveitou a canja também elogiou. “Temos muito espaço aqui, a praça é ótima, com acesso facilitado. Entendo a questão da tradição, mas podemos começar outra, aqui. A canja como em todos os anos está ótima”, disse a aposentada Marjane Rosa.
Foliões
Os foliões que chegaram cedo ao local puderam escolher o melhor local para acomodação. A família de Cristiane Rocha Farias veio em peso da Vila C para curtir a folia. “Gostei do espaço porque lembrei de quando o carnaval era só aqui, e era muito bom. Hoje trouxemos seis adultos, quatro adolescentes e três crianças para aproveitar a festa”. A estrutura da família incluiu cadeiras de praia e coolers.
Roberta Torres, do Jardim Copacabana trouxe a mãe e os dois filhos de 12 e 9 anos para o Carnaval da Saudade. “Me assustei com a quantidade de gente na Marechal no domingo, e quando falaram que seria aqui, fiquei mais tranquila, pelo espaço”, comentou.
A escolha do bloco mais animado, ficou por conta de um juri, e o premiado foi “Demorei mas cheguei”. Mesmo com a chegada da chuva e a queda de energia por volta das 20h30, os foliões não deixaram a praça. Quando a energia foi restabelecida, a festa no palco continuou ainda com a presença dos foliões. Para compensar o período sem show, a programação foi estendida por uma hora, encerrando às 23h.
Números
O Carnafalls 2020 foi uma realização da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. Foram parceiros do Carnafalls o Foztrans, a Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar.
Ao longo de cinco dias de folia, o Carnafalls reuniu nas praças da Paz, da Bíblia e Sete de Setembro, além do Centro de Convivência do Idoso e Marechal Deodoro, mais de 60 mil pessoas.