Chico Brasileiro anuncia fechamento de shoppings de Foz do Iguaçu a partir de sexta-feira, 20. Assista!

WhatsApp
Facebook

O prefeito Chico Brasileiro acaba de informar, em pronunciamento ao vivo no Facebook, que decretou o fechamento, a partir desta sexta-feira (20), dos shoppings centers de Foz do Iguaçu.

A medida, prevista no decreto nº 27.980 de estado de emergência em Foz do Iguaçu, de acordo com ele, não atinge os estabelecimentos da rede hoteleira.

Em relação ao aeroporto, segundo ele, ainda não tem uma informação sobre o encerramento das atividades.

Foz do Iguaçu teve o primeiro paciente confirmado com coronavírus na quarta-feira (18). Chico Brasileiro pediu para que as pessoas que sintam os sintomas ou tenham diagnosticada a doença, que se mantenham em quarentena.

Os supermercados não terão horários limitados para evitar aglomerações, no entanto, o decreto prevê o controle da venda de produtos, disse o prefeito.

As medidas previstas no decreto, segundo Chico Brasileiro, são válidas por 30 dias.

AQUI para assistir o pronunciamento

Abaixo nota da Prefeitura sobre o decreto

Município decreta situação de emergência e amplia medidas de enfrentamento ao coronavírus

Prefeitura garante funcionamento dos supermercados, postos de combustíveis e farmácias; Comércio e shoppings estarão fechados a partir de amanhã (20)

O município de Foz do Iguaçu decretou situação de emergência nesta quinta-feira (19) e ampliou as medidas de enfrentamento ao Coronavírus. As novas ações foram adotadas após a confirmação do primeiro caso da doença no município, nesta quarta-feira (18).

Em razão da situação de emergência, fica autorizada a dispensa temporária de licitação para aquisição de bens e serviços, o que possibilita ao município comprar de forma mais rápida equipamentos médicos. O decreto nº 27.980 tem validade por 30 dias, mas pode ser prorrogado de acordo com o quadro evolutivo da doença na cidade.

Serviços suspensos
Para resguardar o interesse da coletividade e a saúde pública, a partir desta sexta-feira (20) fica determinado o fechamento de shopping centers, lojas comerciais e comércio em geral.

Estão suspensas também atividades em bares, cinemas, museus e teatro, serviços de organização de feiras, congressos, exposição e festas, clubes, associações recreativas, áreas comuns, piscinas e academias em condomínio.

Os condomínios residenciais ou empresariais estão proibidos de ceder os espaços sociais/comunitários, denominados de salão de festas, para qualquer tipo de atividade dos moradores.

Serviços mantidos
Os serviços considerados essenciais serão mantidos, como mercados, supermercados, casas lotéricas, instituições financeiras, farmácias, panificadoras, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, serviços funerários e clínicas veterinárias. Também serão mantidas as atividades essenciais relacionadas aos serviços de saúde pública e privada de urgência e emergência, e internação aos pacientes.

As empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo no Município devem limitar a quantidade de usuários ao número de assentos disponíveis, para evitar a aglomeração de pessoas.

Para as atividades essenciais deverá o estabelecimento limitar a venda de mercadorias de forma a impedir a formação de estoque por parte do consumidor, prejudicando a coletividade.

Padarias e restaurantes poderão manter o atendimento, desde que atendam as restrições sanitárias que incluem higienização dos espaços e distância mínima de dois metros entre os usuários.

Está permitida também a entrega de produtos ou alimentos direto ao consumidor, na forma de delivery. Forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal vão reforçar a segurança nos ambientes abertos.

Higiene
As empresas que se mantiverem abertas devem adotar medidas emergenciais de higienização em todos os equipamentos utilizados e compartilhados pelos cidadãos, mantendo ambientes arejados e estabelecendo formas de controle no distanciamento entre pessoas, bem como a fixação de cartazes que promovam orientações básicas quanto aos cuidados de prevenção e higiene.

Cada estabelecimento deverá disponibilizar responsáveis na entrada e dependências para monitorar o cumprimento das normas de higiene.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *