Bakri destaca reforço na saúde de Foz do Iguaçu e região para enfrentamento ao coronavírus

WhatsApp
Facebook
Foto: Dálie Felberg/Alep

Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirma que a fronteira está preparada para enfrentar a pandemia do coronavírus.

Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) dispensou atenção especial para a região de Foz do Iguaçu levando em conta características particulares, como a divisa com Paraguai e Argentina e a alta incidência de casos de dengue. As medidas vão beneficiar 405 mil pessoas que vivem nos nove municípios abrangidos pela 9ª Regional de Saúde.

“Desde o ano passado, temos batalhado por recursos e investimentos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, e isso agora fará toda a diferença no atendimento à população. Venho mantendo contato quase que diário com o secretário Beto Preto, que garantiu uma estrutura significativa para Foz e região durante a pandemia do coronavírus”, afirmou Hussein Bakri.

Representante oficial de Foz do Iguaçu junto ao Governo por indicação do prefeito Chico Brasil, Hussein Bakri explica que o Hospital Municipal disponibilizou uma ala com 70 leitos para a Covid-19, sendo 17 de UTI e 53 clínicos. Além disso, foram contratados mais 40 funcionários e, num contrato feito entre universidades e o Executivo estadual, o Germano Lauck receberá 47 bolsistas. São enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes de call center, que começarão o trabalho nesta semana.

A 9ª Regional de Saúde ainda recebeu mais de 30 mil doses de vacina da gripe, com prioridade neste momento para idosos e profissionais da saúde. Os profissionais da unidade também vêm atuando em ações de barreira sanitária nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina, num trabalho conjunto com a prefeitura de Foz, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Ministério Público, Receita, Anvisa e Infraero.

“Para unificarmos e otimizarmos todo esse trabalho, reunimos na última sexta-feira (27) os secretários de Saúde dos nove municípios da região. Estamos unindo esforços para o enfrentamento ao coronavírus, e a atuação do deputado Hussein Bakri junto à SESA tem sido fundamental para o atendimento rápido das nossas demandas”, destacou a chefe da 9ª Regional, Iélita Santos.

Além do Governo do Estado, Itaipu liberou um fundo emergencial de R$ 15 milhões à reestruturação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, com uma ala exclusiva para atendimento de pacientes com coronavírus. O bloco conta com 27 leitos, 15 de UTI e 12 de semi-intensiva.

O Hospital também pleiteia credenciamento junto ao Laboratório Central do Estado para fazer 480 testes diários da Covid-19, com diagnóstico em até duas horas. O objetivo é que esses testes rápidos sejam colocados à disposição do Hospital Germano Lauck para o mapeamento da doença, o que ajudará na tomada de decisões sobre as próximas ações.

Segundo o boletim mais recente da SESA, divulgado na noite deste domingo (29), a região tem 11 casos de coronavírus (10 em Foz e 1 em Medianeira).

Foto: 17 leitos de UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck para atendimento de pacientes com coronavírus.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *