A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) lançaram oficialmente nesta quarta-feira (15) a Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), uma iniciativa educacional que visa atender a demanda de intercâmbio do conhecimento acumulado pela hidrelétrica durante seus mais de 40 anos de trajetória no desenvolvimento de ações socioambientais em seu território de influência
Para marcar o início das atividades da EIS, foram abertas as inscrições para o nível básico do Curso de Gestão para Sustentabilidade Territorial, uma das formações que serão ofertadas gratuitamente pelo projeto.
A capacitação profissional é resultado da sistematização de maneira didática dos conceitos, as experiências, os projetos e programas desenvolvidos pela hidrelétrica ao longo de sua história.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, mesmo antes de existir uma legislação específica no País sobre o tema, a binacional já tinha um compromisso forte com as questões ambientais. “Nossas atividades nessa área já foram reconhecidas nacionalmente e internacionalmente”, destacou.
Silva e Luna frisou ainda que a Escola é uma “ferramenta importante para divulgação das boas práticas desenvolvidas pela Itaipu e para disseminação dos conteúdos da Agenda 2030”.
Signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Itaipu promove programas de gestão integrada de bacias hidrográficas, visando as boas práticas com os recursos hídricos, garantindo o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade do território.
Para o diretor de coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, o objetivo é que os cases da usina inspirem outras instituições públicas e privadas no “planejamento de boas práticas e políticas públicas com foco no desenvolvimento sustentável e no alcance das metas previstas nos ODS”.