Com relação ao vídeo veiculado pelo portal “Ops Notícia Foz” na noite de ontem (30), a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Vigilância Epidemiológica, faz os seguintes esclarecimentos:
- O paciente em questão fez o teste rápido para Covid-19 no dia 27 de abril, em um laboratório particular em Foz do Iguaçu, cuja notificação enviada à Vigilância Epidemiológica consta que o mesmo está assintomático.
- Os testes rápidos, denominados IGM/IGG detectam se a pessoa teve contato com o vírus nos últimos 15 dias. Portanto, o paciente já passou do período de transmissão da doença quando fez o teste.
- O exame que detecta a presença ativa do vírus é o RT/PCR. Ou seja, somente este teste identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.
-A Vigilância Epidemiológica entrou em contato com a família na tarde de hoje (01), e constatou que todos estão bem e assintomáticos.
- O município reconhece e monitora todos os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 através do exame RT/PCR.
- Os testes RT/PCR são indicados somente para pessoas que apresentarem sintomas gripais. Este é o protocolo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde.
- Em caso de dúvidas ou com aparecimento de sintomas, a orientação é entrar em contato com o Plantão Coronavírus, que fará os devidos encaminhamentos.
Telefones do Plantão
99992-0550
99997-5111
99997-5150
99997-5251
3521-1800