As ações de sustentabilidade do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para o território do Oeste do Paraná e a região que une Brasil, Paraguai e Argentina foram apresentadas em instituições internacionais na França e na Alemanha, no último mês.
Uma missão técnica do PTI esteve nos dois países para participar de visitas técnicas e de eventos ligados à economia circular, conceito que sustenta a redução, reutilização, recuperação e reciclagem energética e de materiais, a fim de ampliar a visibilidade destas ações.
Na Alemanha, profissionais do PTI participaram da 9ª Conferência Internacional de Economia Circular de Renânia-Palatinado, no Instituto Aplicado de Gestão e Fluxo de Materiais (IfaS). No evento, o diretor-superintendente, Jorge Augusto Callado, fez a palestra “O papel da economia circular no desenvolvimento territorial sustentável”, em que apresentou exemplos de ações de economia circular desenvolvidas pelo PTI seus parceiros.
O diretor falou, por exemplo, sobre o trabalho com o biogás, fonte renovável de energia que resulta do tratamento da biomassa residual das atividades agropecuárias. Também mencionou o incentivo aos veículos elétricos, com projetos para o desenvolvimento das baterias de lítio e sódio, e o Smart Farm que, por meio da Internet das Coisas, leva conectividade aos equipamentos para aumentar a produtividade da agricultura regional.
Termo de cooperação
Ainda na Alemanha, o diretor-superintendente do PTI formalizou uma parceria com o IfaS, com o objetivo de trocar experiências entre as instituições e construir projetos nas temáticas de interesse comuns, como energias renováveis, desenvolvimento territorial sustentável, cidades inteligentes, Internet das Coisas, economia circular e educação.
Cidades Sustentáveis
Na França, Jorge Callado visitou o projeto Sense City – uma miniatura de cidade construída no campus da Université Paris-Est para testes, ensaios e estudos sobre os efeitos climáticos nas cidades.
Na ocasião, foram definidos encaminhamentos do projeto do Laboratório de Cidades Sustentáveis do PTI, desenvolvido em parceria com a universidade francesa e que tem como objetivo obter soluções para o desenvolvimento do território por meio da capacitação de pessoal.