O plenário da Câmara de Vereadores de Palmas, no Sudoeste do Paraná, vota nesta segunda-feira (04), projeto de resolução 001/2020 de Jucelia de Oliveira Paim (PSD) e Izaias Mikilita (Republicanos 10), que acaba com as diárias concedidas para parlamentares e servidores comissionados para participação em cursos fora do município ou mesmo em outros estados.
Foi fazer o quê? Vereadora tem zero gasto em diárias
A proposta, a pedido da OAB subseção de Palmas em reunião com a vereadora e também advogada, tem gerado polêmica e debates acalourados entre os parlamentares e sociedade.
O gasto acima da média com diárias para participação de vereadores e servidores comissionados em cursos, já motivou denúncias contra a Casa de Leis e críticas da população.
Reportagem da RPC Curitiba, na série Foi fazer o quê?, destacou que os vereadores e servidores comissionados receberam, de janeiro a dezembro de 2019, mais de R$ 304,6 mil, o segundo maior do estado, segundo relatório do Tribunal de Contas (TCE-PR).
A vereadora Doutora Célia Paim, que se destacou por não ter nenhum gasto com diárias para cursos relacionados na investigação do TCE-PR, decidiu encabeçar o projeto para acabar com o gasto em cursos que, de acordo com ela, podem ser feitos através do uso da tecnologia.
Pelas redes sociais ela tem apelado à população, “diante da recusa da maioria dos vereadores em se posicionar favorável”, disse. “Peço encarecidamente o seu apoio, para que emita nota pública de apoio ao projeto em sua página e na página da câmara municipal de Palmas-PR”, completa.
O projeto em questão irá à votação a partir das 20h desta segunda-feira (04).
Com esse dinheiro q vai sobrar comprem cestas básicas as pessoas q estão passando fome…obrigada… só uma ideia.