Os agentes da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEFII) localizaram, pelo segundo final de semana consecutivo, “kits cadeias” arremessados para dentro da unidade prisional.
A nova tentativa de fazer os materiais como celulares e fumo chegarem aos presos ocorreu durante a madrugada, como ocorreu no último dia 27 de abril.
Apesar do trabalho feito pelos servidores ao interceptarem os kits, a situação já se repetiu outras vezes nos últimos meses, deixando claro que a unidade está sem estrutura.
Em outubro do ano passado, o Sindarspen foi à Justiça pedir a interdição parcial da unidade, até que as soluções fossem efetivadas.
O Sindicato complementará e reforçará a ação, que ainda não foi julgada, com o relato destes novos fatos.
Para a diretora do Sindarspen, Vanderleia Leite, é lamentável que esta situação se mantenha.
“Não existe mágica na segurança pública. É preciso investir. E, quando vemos que o governo simplesmente fará um novo PSS, sem aumento real de servidores, vemos que estamos lançados à própria sorte”, disse.
Contexto
A PEFII foi inaugurada em 2008, com capacidade original para abrigar 864 detentos, operando com 177 policiais penais.
Atualmente a população carcerária nesta unidade é de 1040, com uma média de agentes trabalhando que gira em torno de 13 a 17 no período diurno, diminuindo mais ainda no período noturno.
A diretoria do Sindicato se preocupa que esta situação se agrave ainda mais neste período da pandemia do coronavírus.
Leia mais no SINDARSPEN