Já está em funcionamento a primeira loja franca de Foz do Iguaçu. O estabelecimento, na região central da cidade, vai oferecer uma ampla variedade de produtos importados, com imposto zero.
O prefeito Chico Brasileiro participou da solenidade e disse que o ato representa um marco do turismo de compras no Destino Iguaçu. Os moradores da cidade e turistas poderão adquirir até US$ 300 por mês. Valor poderá chegar a US$ 800, se combinado com a cota de compras no Paraguai.
A Sky Duty Free, localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, próximo ao Shopping Mercosul, recebeu autorização da Receita Federal para operar no regime tributário diferenciado no dia 4 de dezembro de 2019. O estabelecimento vai comercializar produtos importados de grandes marcas em bebidas, perfumaria, cosméticos, cigarettes, essências para narguilé e outros.
Em função da pandemia do coronavírus, a loja irá seguir todas as recomendações de prevenção. Além do prefeito, acompanharam a inauguração da primeira loja franca de Foz do Iguaçu os secretários de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos (SMTICPE), Gilmar Piolla e da Fazenda, Salete Horst, o diretor de Captação e Investimentos da SMTICPE, Fouad Mehanna e o comandante do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, Major Antonio Schinda.
A abertura ao público da primeira loja franca abre uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico para Foz do Iguaçu. “Ela irá se integrar como mais um atrativo que o destino coloca à disposição dos turistas”, afirmou Chico Brasileiro.
Segunda loja franca sem data para abrir
A Receita Federal já autorizou uma segunda loja franca de Foz do Iguaçu a iniciar suas atividades comerciais, em ato publicado dia 31 de janeiro no Diário Oficial da União (DOU). A futura filial da Duty Free Americas vai funcionar na Avenida Brasil, 1.345, próximo ao Banco do Brasil.
Ronildo Pimentel
GDia