A falsa celeuma da falta de testagem para os trabalhadores da Saúde

WhatsApp
Facebook

Nilton Bobato

Desde que o Hospital Costa Cavalcanti decidiu ampliar a testagem de seus trabalhadores, criou-se uma falsa celeuma sobre a necessidade de testagem para detectar precocemente a Covid-19 nos trabalhadores da Saúde.

Primeiro vale registrar que para os trabalhadores da Saúde, assim como para a população, o Município está testando todos os sintomáticos respiratórios, ampliando o número de testes baseado no critério de algum sintoma.

Todos os trabalhadores da saúde que relataram algum sintoma foram testados, seja do hospital, da urgência, da rede básica, da especializada ou da vigilância.

Por que não testamos todos os trabalhadores da saúde que não apresentam sintomas?

Pelo simples fato de que com RT PCR seria inócuo e oneroso.
Basta uma análise dos resultados das três experiências até agora, nenhum resultado positivo, o que não significa nada, pois o negativo hoje pode ser positivo amanhã.

Teríamos que repetir o procedimento a cada três ou quatro dias para ter algum sucesso de identificar assintomáticos com a Covid-19, o que faria com o que o município ficasse sem testes para o enfrentamento da pandemia (já que a dificuldade de adquirir é muito grande).

Portanto o protocolo continuará sendo seguido, com a responsabilidade, vigilância e monitoramento que a situação exige.
Assim como o Município continuará a busca incessante para que não faltar EPIs, bem como treinamento para usá-los corretamente.

Teste rápido

Ah sim, o Município vai receber entre hoje e segunda feira testes rápidos encaminhados pelo Governo do Estado. Estes testes, de IGM-IGG serão usados para testar os trabalhadores de saúde e de segurança.

E terão como objetivo identificar os que já tiveram o vírus através do teste IGG. Os que derem IGM positivo serão retestados com RT PCR.

(*) Nilton Bobato é vice-prefeito de Foz do Iguaçu e secretário de Saúde do município.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *