Depois de idas e vindas, os sindicatos que representam os shoppings centers e o de lojas entraram um acordo para a reabertura dos shoppings de Curitiba.
O entendimento será comunicado ao prefeito Rafael Greca, em ofício encaminhado pela Associação Comercial do Paraná.
No documento, elaborado a partir de reuniões convocadas pela ACP, são informadas as regras necessárias para a reabertura dos estabelecimentos.
Veja abaixo:
“Gabinete da Presidência
Assunto: Reabertura dos Shoppings
Excelentíssimo Senhor
Prefeito de Curitiba Rafael Greca de Macedo
Curitiba, 18 de maio de 2020.
A Associação Comercial do Paraná – ACP, no interesse do progresso econômico e social, buscando sempre a cooperação com a Prefeitura de Curitiba, concomitante com a preocupação na preservação da vida e enfrentamento a pandemia do COVID – 19, realizou nesta data em suas dependências o debate para apresentação de medidas para reabertura dos shopping centers, galerias e congêneres, bem como a propositura de ampliação em uma hora do comércio de rua, até as 17 horas.
Na presença do Vice – Governador Sr. Darci Piana, do Secretário de Governo desta Prefeitura Sr. Luiz Fernando Jamur e dos proprietários de shopping centers e galerias da Capital, restou definido um protocolo de biossegurança a ser apresentado para a Prefeitura de Curitiba e assim darmos a efetiva marcha para a flexibilização consciente destes segmentos que permanecem com suas atividades suspensas.
Neste sentido destacamos abaixo os protocolos de biossegurança, para o retorno da viabilização econômica deste segmento.
- Redução do horário de atendimento para o período entre 12h e 20h;
- Medição de temperatura de todos os frequentadores, nos shoppings centers.
- Instalação de cabines – corredores de Desinfecção já disponíveis no mercado nos shopping Centers;
- Limitação da entrada de clientes em até 50% (cinquenta por cento) da capacidade dos shopping centers, galerias e congêneres;
- Aplicação das regras e orientações já existentes ao comércio de rua ao interior das lojas dos shoppings centers, galerias de rua e congêneres;
- Obrigatoriedade no uso de máscaras;
- Orientação visual vertical e orientação sobre distanciamento entre as pessoas nos espaços comuns e no interior das lojas dos shopping centers;
Edifício Barão do Serro Azul – Sede da Associação Comercial do Paraná
Rua XV de Novembro, 621 1 CEP: 80020-310 I Curitiba – PR
www.acpr.com.br – (41) 3320-2929 - Protocolos rigorosos de higienização de máquinas e equipamentos disponíveis ao público.
- Ampliação do espaçamento das mesas nas praças de alimentação, conforme as regras sanitárias existentes;
- Proibição de atividades que gerem aglomeração de pessoas, como Cinema, atividades infantis e similares.
- Aplicação das mesmas regras do Comércio de rua para as Galerias.
Desta forma apresentamos o protocolo de biossegurança definido na reunião ocorrida na Associação Comercial do Paraná, para Vossa apreciação, ressaltando que foi levado em consideração na flexibilização dos horários de funcionamento a diminuição do fluxo de pessoas no transporte público, e aplicação de regras de controle sanitário maior nos shopping centers, especificamente, pois tem um fluxo maior de pessoas que nas galerias de passagem e congêneres.
Renovamos a Vossa Excelência nossos protestos de consideração e apreço, colocando nossa Instituição”
Foto: Reprodução RPC