Foz do Iguaçu terá celebração de Corpus Christi diferente

WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação

A solenidade de Corpus Christi celebra a instituição da eucaristia na fé católica

O dia de Corpus Christi será atípico neste ano por conta da pandemia do Covid-19. Os tradicionais tapetes feitos com pós coloridos não serão confeccionados na festa, celebrada em 11 de junho. Entretanto, os fiéis poderão acompanhar as missas em diversas paróquias da Diocese de Foz do Iguaçu. 

Na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, a celebração acontecerá às 8h30 e será presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges. A comunidade poderá participar de forma física, desde que siga todas as recomendações sanitárias para evitar aglomeração. 
Quem preferir fazer as orações em casa poderá acompanhar toda a missa ao vivo pelas páginas oficiais da diocese e da catedral no Facebook: @PascomGuadalupe/ @catedralfoz. 

“O senhor Jesus, após a sua ascensão, continua presente em nossa vida sob o sinal do pão partido e do vinho, nos quais oferece seu corpo como alimento e seu sangue como bebida de salvação e vida. No próximo dia 11 de junho, na solenidade do corpo e sangue de Cristo, não poderemos realizar as procissões em honra do senhor, mas vamos celebrar criativamente a sua presença amorosa, restauradora e salvadora na luta contra o mal, contra o esmorecimento, e suplicar a graça de vencermos essa pandemia”, disse o bispo de Foz Dom Sérgio Borges.  

Logo após a missa Dom Sérgio percorrerá algumas das principais ruas e comunidades na região da Vila A, expondo o Santíssimo Sacramento e abençoando as casas e fiéis. O cortejo, nesse ano composto apenas por sacerdotes, passará pelos bairros Jardim Karla, Petrópolis, Paraná, Porto Belo e Califórnia.

Em cada bairro de Foz um sacerdote fará a peregrinação para levar a benção aos fiéis. “Convido as famílias a colocarem em frente à sua casa uma toalha branca com um crucifixo e uma vela acesa, e aguardarem em oração a benção do Santíssimo Sacramento. Desse modo, com todos os cuidados da prevenção contra o coronavírus, as pessoas poderão participar desse momento de glória e louvor a Jesus, o senhor”, explicou Dom Sérgio. 

A partir do meio-dia a capela do Santíssimo e as demais capelas pertencentes à catedral serão abertas para que a comunidade possa fazer visitas e orações até as 18h. “Só pedimos a prudência das pessoas para que não permaneçam por mais de 45 minutos na igreja. Devemos seguir as normas de saúde para celebrar com tranquilidade a solenidade do corpo e sangue de Cristo”, orienta o bispo. 

Simbologia

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. O evento foi criado pelo Papa Urbano IV em 1264.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *