Programa prevê medidas para atrair investimentos, gerar novos negócios e empregos, melhorar a infraestrutura e fomentar a inovação.
A Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz definiu as ações prioritárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. São 40 iniciativas em sete eixos de infraestrutura, divulgação, retomada econômica do turismo, empreendedorismo, inovação e atração de investimentos, apoio à produção e comercialização, e fomento de políticas públicas.
A gestão do programa também aprovou as instituições do poder público e da sociedade civil organizada responsáveis por conduzir a execução das ações, as quais deverão articular os segmentos de cada área. O detalhamento das iniciativas previstas pelo Acelera Foz vem sendo apresentado em conferências virtuais com transmissão aberta ao público.
Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), Mario Camargo explica que a definição das prioridades do programa permite que a comunidade possa visualizar as ações e acompanhar a evolução do Acelera Foz. “Também serão previstos prazos para a entrega das metas, com indicadores quantitativos e qualitativos”, frisa.
De acordo com Mario, pelo planejamento proposto, as ações prioritárias mantêm interdependência e unidade, pois são agrupadas aos eixos estratégicos do programa. “Nosso desafio é promover a retomada do desenvolvimento pós-pandemia a partir de bases novas, gerando crescimento sustentado e qualidade de vida para a população”, enfatiza.
Obras, empregos e mobilidade
As obras prioritárias em infraestrutura somam R$ 900 milhões. São projetos já em execução – entre elas a segunda ponte e a ampliação da pista do aeroporto – e os novos empreendimentos da revitalização e duplicação da Rodovia das Cataratas, trincheira da Rua Teodoro Risden com a BR-277, revitalização do Espaço das Américas e novo Porto Seco Trimodal.
“Em consonância com as diretrizes do governo federal, que tem tido atenção bastante especial para a região, promovemos uma reestruturação administrativa que nos possibilitou redirecionar mais de R$ 900 milhões em diversas ações, com transparência, responsabilidade e em parceria com diversas entidades, por meio do Programa Acelera Foz”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna.
Inovação e captação de investimentos
Nas propostas prioritárias, o Acelera Foz propõe incentivar a inovação, a inteligência artificial e a atração de negócios. Pelo programa, serão criados um escritório para recepção e captação de investimentos e o Laboratório de Inteligência Artificial em Agroenergia. Fazem parte das ações, ainda, o projeto Vila A Inteligente e o Condomínio de Startups.
“Atraindo grandes empresas e incentivando o empreendedorismo e novas startups, vamos complementar o processo de dinamização da economia. Vamos criar, também, um ambiente propício para a testagem e validação de inovações voltadas para o desenvolvimento da cidade de forma inteligente e sustentável”, expõe o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido.
Retomada do turismo
Para a retomada do turismo, o Acelera Foz prevê investimento em infraestrutura e obras de revitalização dos corredores turísticos, editais de inovação, incentivo ao turismo regional, início das obras de revitalização do Espaço das Américas e inauguração do Mercado Público Municipal até dezembro deste ano. Somadas a essas ações, serão realizadas iniciativas pontuais.
A reabertura de atrativos no município está programada para os próximos dias, coincidindo com o aniversário de 106 anos da cidade. “Foz do Iguaçu largou na frente com os protocolos de segurança sanitária para a retomada do turismo. E será, agora, o primeiro destino a fazer testagem de covid-19 em todos os turistas sintomáticos”, destaca o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
Salto para o futuro
Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Eixos e ações prioritárias do Acelera Foz
EIXO 1: OBRAS ESTRUTURANTES
Obras em Execução
Projeto Beira-Foz
Duplicação do acesso e área de manobra do aeroporto
Ampliação da pista do aeroporto
Ampliação e modernização do Hospital Costa Cavalcanti
Perimetral Leste (acesso à BR-277)
Segunda ponte internacional Brasil-Paraguai
Obras a serem executadas
Duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469)
Revitalização da Avenida das Cataratas (no trecho urbano)
Trincheira da Rua Teodoro Risden/BR-277 (Portal da Foz)
Revitalização do Espaço das Américas
Novo Porto Seco Trimodal
EIXO 2: PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING PARA FOZ DO IGUAÇU
Plano integrado de marketing para o desenvolvimento
Fortalecimento das instâncias de governança
Campanhas nacionais de marketing
EIXO 3: RETOMADA ECONÔMICA DO TURISMO
Projeto de Revitalização do entorno do 34º Batalhão
Infraestrutura e obras de revitalização dos corredores turísticos
Protocolos de segurança sanitária para atividades turísticas
Edital de inovação corporativa para o turismo
Concessão do Centro de Convenções
Mercado Público Municipal (inauguração até dezembro de 2020)
Programa de incentivo ao turismo regional
EIXO 4: EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EMPREENDEDORA
Fomento a capacitações virtuais
Estímulo empresarial para a aplicação adequada de condutas sanitárias
Qualificação empresarial para atividades impactadas
EIXO 5: INCENTIVO À INOVAÇÃO E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Criação de escritório para recepção e atração de investimentos
Investimentos para aceleração de startups, MPEs, soluções e produtos
Facilitação do acesso ao crédito
Estímulo à criação do polo de serviços de saúde
Implantação do Laboratório de Inteligência Artificial em Agroenergia
Projeto Vila A Inteligente
Centro Municipal de Inovação – Condomínio de Startups
EIXO 6: APOIO À PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
Portal on-line de cadastro e divulgação de profissionais autônomos
Apoio para estruturação e comercialização de feiras livres
Expansão do programa de crédito a juro zero
Ampliação do aporte de recursos da garantidora de crédito
EIXO 7: POLÍTICAS PÚBLICAS
Simplificação e desburocratização dos procedimentos para o funcionamento empresarial e construção
Apoio para projetos de inclusão social
Plano de contingenciamento de contenção de gastos públicos
Políticas de incentivo para o desenvolvimento nas regiões da Avenida Beira-Rio, Jardim Jupira e Vila Portes
Facilitação e flexibilização para regularização de tributos
Por: Rádio Cultura