A gestão do prefeito Chico Brasileiro (PSD) recebeu mais de 69,6% em ranking que avalia a transparência de contratações emergenciais no enfrentamento à Covid-19, infecção do novo coronavírus. O dado foi divulgado nesta terça-feira (16), em avaliação do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu.
Desde o início da pandemia, Foz do Iguaçu investiu mais de R$ 9,8 milhões em equipamentos e aparelhos de última geração, materiais de consumo e pagamento de pessoal, anota Ronildo Pimentel, no GDia.
O OSB-Foz avaliou como “bom” o índice de pontos de transparência nas contratações emergenciais obtidos pela Prefeitura, de acordo com metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil para o Ranking de Transparência no Combate à COVID-19.
A tabela ajuda identificar e promover as melhores práticas de publicidade nas informações. A escala vai de zero a 100 pontos.
Os recursos investidos até agora, de acordo com o Portal de Transparência, foram para aquisição de óculos de proteção individual, macacão, coletes, capuz e capacete com protetor facial, alcool em gel, máscaras PFF2 e um tomógrafo computadorizado multislice de 32 cortes.
A Prefeitura investiu ainda na aquisição de filtro bacteriológico para aparelhos de ventilação mecânica e instalação temporária para ampliar o número de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), setor de triagem e segregação.
De acordo com o OSB, a avaliação será atualizada regularmente e vai oferecer um instrumento adicional para sociedade, imprensa e órgãos de controle monitorem as respostas do poder público ante a crise.
O estudo também tem como metas estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por algumas prefeituras.
Leia mais no GDia