Apesar da pandemia, Foz do Iguaçu constituiu 190 novas empresas e filiais em 2020

WhatsApp
Facebook
Foto: Roger Meireles

Os impactos na economia provocados pela pandemia do novo coronavírus tiveram reflexos na constituição de novas empresas e filiais em Foz do Iguaçu. De janeiro a maio deste ano, foram formalizados 190 novos negócios.

O desempenho ficou aproximadamente 9% abaixo do comparativo dos cinco primeiros meses de 2019. De acordo com os Relatórios Estatísticos – Sede e Agências Regionais da Junta Comercial do Paraná, em 2020 foram constituídas 190 novas empresas e filiais, contra 208 na mesma fração de tempo do ano passado. Já o fechamento de negócios subiu, foi de 111 para 155 este ano.

A formalização de novas empresas nos primeiros meses do ano manteve a tendência de queda registrada em 2019, com 13 a menos que 2018 – diferença de aproximadamente 6%.

As informações da Junta Comercial podem não refletir os números reais da constituição de novas empresas e filiais em Foz do Iguaçu. Isso porque, o órgão é o segundo passo da “maratona” burocrática até abrir as portas do seu negócio. 

Primeiro é necessário garantir o contrato social. De posse do CNPJ, é hora de pedir o alvará de localização e funcionamento no órgão municipal, além de registros na Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.

Encerramento

O índice de empresas que fecharam as portas também aumentou, puxado pela crise econômica do Coronavírus. Em Foz do Iguaçu, 155 negócios foram encerrados nos cinco primeiros meses do ano, uma diferença de 28% no comparativo do mesmo período de 2019, quando 111 empresas foram fechadas de janeiro a maio.

As informações, disponíveis no site da Junta Comercial, são relativos a sociedades anônimas e empresariais, cooperativas, empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli). Não são computados os microempreendedores indivíduais (MEIs).

Ronildo Pimentel
GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *