O sistema de saúde de atenção especial a pacientes com Covid-19, infecção provocada pelo novo Coronarívus, entrou em estado de alerta neste início de semana em Foz do Iguaçu.
De acordo com o boletim diário da Vigilância Epidemiológica, mais de 66,6% das 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão ocupadas. A rede disponibiliza ainda 67 leitos de enfermaria, para positivados com sintomas leves. A cidade confirmou nesta segunda-feira (22), 39 novos casos da doença.
A rede de leitos de UTI de Foz do Iguaçu é formada por 10 unidades instaladas no Hospital Ministro Costa Cavalcanti e 20 no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A rede dispõe ainda de 67 leitos de enfermaria, com ocupação até ontem de 10 unidades com pacientes que apresentavam sintomas menos agressivos – 14,93% do total.
De acordo com o informe da Vigilância Epidemiológica, dos 30 pacientes internados (20 na UTI e 10 na enfermaria), 12 são de pacientes confirmados com Covid-19 e residentes em Foz do Iguaçu. O restante estão ocupadas por pessoas cujos exames estão em análise ou são moradores de outros municípios da região.
A ocupação de leitos de UTI de Covid-19 é mais preocupante no Hospital Municipal, que é referência para o atendimento à doença na abrangência da 9ª Regional de Saúde. A unidade hospitalar dispõe de 20 leitos, sendo que deste total, 75% (15 camas especiais) já estavam ocupadas até ontem.
De acordo com o boletim diário do Hospital Municipal, com o atual índice de ocupação dos leitos de UTI, a unidade de saúde já atingiu o estado de alerta, que é quando ultrapassa os 50%. O Estado de Emergência no hospital será atingido quando atingir 80% de ocupação dos leitos de UTI.
Avanço da Covid-19
A Vigilância Epidemiológica confirmou, em seu boletim diário desta segunda-feira (22), 39 casos positivos de Covid-19, totalizando 493 casos da doença no município. Os novos contaminados são 22 mulheres e 17 homens com idades que varia entre um e 68 anos.
Por: GDia