O Cidade Nova na região Norte será o segundo bairro de Foz do Iguaçu que terá controles de acesso da população. A medida, que entra em vigor nesta quinta-feira (25), integra a estratégia de enfrentamento e contenção do avanço do novo Coronavírus nesta parte da cidade.
A Prefeitura editou novo decreto definindo os critérios para instalação de controles de acessos em microrregiões que aparecem nas cores laranja e amarelo do Mapa do Calor.
O Decreto nº 28.239, que suspende as atividades não essenciais e implanta o controle de acesso no Cidade Nova, foi publicado em edição na noite de segunda-feira (22) do Diário Oficial do Município. O bloqueio já existe em trechos dos jardins Ipê e Jasmim, onde servidores da prefeitura, órgãos de fiscalização e forças de segurança fazem o monitoramento de quem entra e sai do bairro.
Os moradores também recebem orientações sobre o uso obrigatório de máscaras e demais medidas preventivas. De acordo com o decreto municipal, por até 14 dias ficará proibida a circulação de pessoas no bairro, exceto para aquisição de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e higiene pessoal e produtos veterinários.
Critérios
Os moradores que necessitam trabalhar, ir a consultas médicas ou acompanhar dependentes, poderão sair do bairro, desde que comprovadamente. A área que será bloqueada engloba 2.153 residências. Pessoas de outras localidades só poderão acessar o Cidade Nova desde que exerçam funções em atividades consideradas essenciais, como supermercados, mercados e mercearias.
Também poderão funcionar farmácias e manipulação de fórmulas, panificadoras e confeitarias, comércio de alimentos para animais e serviço de petshop, distribuidoras de água e gás, serviços de tele-entrega ou delivery, entre outros. Conforme prevê o decreto, fica determinado o encerramento das atividades comerciais, gastronômicas e de serviços às 19h no bairro.
Panorama
A decisão pelo lockdown no Cidade Nova levou em consideração boletim epidemiológico emitido na segunda (22). No informe, Foz do Iguaçu aparece com 493 casos de Coronavírus, com predominância dos classificados como transmissão local e comunitária.
A cidade já contabilizou, desde o início da pandemia em março, seis óbitos. No distrito sanitário Norte, já foram registrados 198 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Atualmente, 86 pessoas estão em isolamento domiciliar nesta região.
As informações são do GDia