O UOL, um dos maiores portais de notícias da América do Sul, destacou nesta sexta-feira (26) as reaberturas do Parque Nacional do Iguaçu e do Complexo Turístico da Itaipu Binacional.
“Nas últimas semanas, atrações turísticas brasileiras anunciaram que estão reabrindo as portas para o público após meses fechadas por causa da pandemia do coronavírus”, informa o jornalista Marcel Vicenti.
Que indaga: “Porém, com mais de 52 mil mortos pela covid-19 no país, os planos destes empreendimentos para proteger a saúde de seus visitantes são mesmo eficazes o suficiente para receber turistas com tranquilidade?”
Complexo Turístico Itaipu – Foz do Iguaçu (PR)
A área que cerca a estrutura da Usina Hidrelétrica de Itaipu reabriu no último dia 11 de junho, após quase três meses fechada.
Entre as medidas sanitárias adotadas pelo complexo estão a aquisição de robôs de desinfecção de ambientes, que irão trabalhar no processo de descontaminação dos espaços internos e externos do local. Quando está em operação, o robô emite um sinal sonoro alertando para que as pessoas não permaneçam naquele ambiente.
O CTI também adquiriu termômetros para a aferição de temperatura dos turistas, colocou estações de álcool em gel em diversos pontos de seu terreno e está determinando que o público use máscara. Além disso, o complexo está operando com sua capacidade de público reduzida.
Neste retorno gradual, já está funcionando, por exemplo, o passeio Itaipu Panorâmica, que visita diversas partes externas da usina hidrelétrica.
Neste momento, entretanto, o tour está com menos oferta de horários do que o normal. Além disso, atrativos como o Itaipu Especial (passeio por uma parte interna na usina) e o Ecomuseu ainda não têm previsão de reabertura.
Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)
O local que propicia vistas privilegiadas para as Cataratas do Iguaçu reabriu no último dia 10 de junho.
Segundo a administração, agora, no Centro de Visitantes do local, há uma barreira sanitária, na qual o público tem sua temperatura aferida. Os turistas também são orientados a usar álcool em gel, a higienizar os calçados em um tapete sanitizante, a manter distanciamento e a usar as máscaras (obrigatórias) corretamente.
Atualmente, os ingressos do Parque Nacional do Iguaçu (que está operando com sua capacidade de público reduzida) são vendidos apenas pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br.Locais como o Espaço Memória, o auditório e quiosques, porém, seguem fechados.
Fotos: Nilton Rolin (Cataratas do Iguaçu) e Kiko Sierich (PTI)
AQUI para ler o restante do artigo