Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Foz do Iguaçu anunciaram a paralisação total a partir do próximo dia 30. O comunicado foi feito na manhã desta quinta (25) em nota distribuída à imprensa.
De acordo com o presidente Rodrigo Andrade de Souza, a paralisação ocorrerá por falta de pagamento de salários, vale alimentação, demissões em massa e falta de condições de trabalho.
Na convocação emitida aos trabalhadores, a diretoria do sindicato informa que as empresas alegam falta de condições de honrar os compromissos em função da Covid-19. “As empresas alegam que antes da pandemia transportavam 1.300.000 passageiros e que agora transportam apenas 400.000”.
“Esses números – diz a nota – demonstram claramente que o sistema entrou em colapso e as autoridades públicas não são capazes de discutir o assunto com a responsabilidade que o momento exige”. O sindicato afirma que as autoridades estão cuidando apenas da saúde “sem saber que o transporte público é fundamental no combate a pandemia”.
Os dirigentes sindicais alegam que é preciso manter o sistema funcionando, mesmo que seja com 50% da frota, para manter o distanciamento social. Também pedem a volta dos cobradores para desempenhar o seu papel e manter a higienização dos ônibus.
“O poder público precisa cumprir com a sua responsabilidade, tanto no bem-estar como na segurança dos passageiros, mesmo que isso implique em custos”, destaca o comunicado.
Por fim, os dirigentes sindicais cobram da Prefeitura maior higienização do terminal de transporte urbano e condenam o transporte alternativo “pois esse não contribui com a saúde do passageiro e muito menos no combate à pandemia”.
Por: GDia