Seleção Brasileira de Futegolfe conclui em Foz preparação ao Mundial do Marrocos

WhatsApp
Facebook

Equipe é formada por 18 atletas – cinco são de Foz do Iguaçu; Competição vai de 9 a 16 de dezembro

A Seleção Brasileira de Futegolfe conclui esta semana, em Foz do Iguaçu, os treinamentos e preparativos para o terceiro Campeonato Mundial, de 9 a 16 de dezembro em Marrakesh, o Marrocos. A competição este ano terá participação de equipes de 36 países. A modalidade, que começou a ser difundida no início dos anos 2000, teve o primeiro mundial em 2012, na Hungria. Em 2016, na Copa da Argentina, o Brasil fez sua primeira participação. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

O Futegolfe, que como o próprio nome já diz, é uma combinação do futebol com o golfe. Nas partidas, os atletas precisam acertar os buracos chutando uma bola oficial do futebol. O campo escolhido para o treinamento foi o do Wish Hotel Golf, que tem as dimensões oficiais do golfe e se mostrou apropriado para os preparativos, informou Antão Sartor, presidente da Associação Brasileira de Futegolfe, sediada em Foz do Iguaçu.

A Seleção Brasileira que vai para o Marrocos é integrada por 18 atletas – seis do Rio de Janeiro, cinco de Foz do Iguaçu, três de Curitiba, dois de São Paulo e dois do Rio Grande do Sul. “A preparação mesmo tem sido feita nos estados de origem dos atletas”, disse Sartor.

O embarque está previsto para o início da madrugada do dia 8 (sábado), a partir de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). “Chegaremos juntos em Marrakesh, às 17 do mesmo dia”, assinalou o presidente. No domingo (9), as equipes farão o reconhecimento do campo.

As duas primeiras partidas, nas etapas individuais, ocorrem dias 10 e 11. No dia 12 serão os jogos por equipe, pela manhã oitavas de finais e a tarde as quartas de final. No individual acontecem os jogos da categoria livre para homens acima de 18 anos. A competição terá ainda jogos na categoria homens acima de 45 anos e feminina. As finais serão dia 15 (por equipes) e dia 16 (individual).

De acordo com Sartor, os jogadores do Brasil foram selecionados por dois critérios: 10 atletas pelo desempenho no Ranking Mundial World Tour de 2017 e os demais pelos resultados no Campeonato Brasileiro, até o mês de setembro. “Com esta estratégia, nossos atletas tiveram tempo de se organizar para a viagem, que à princípio foi bancada por cada um, exceto aqueles que conseguiram apoio”, disse.

A intenção, segundo o presidente, é conseguir boas colocações, o que quer dizer ficar entre os ooito melhores do mundo por equipe e colocar jogadores no topo entre os melhores 20, 50 e 100.

Histórico
O Futegolfe começou a ser praticado no ano de 2000 em Foz do Iguaçu, Suécia e Holanda, por iniciativas locais, sem que um soubesse do outro, disse Sartor. A Holanda criou a Federação Internacional (FIFG.ORG) naquele ano, mas apenas em 2012 entidade promoveu a 1ª Copa do Mundo na Hungria. Em 2016, a 2ª Copa foi na Argentina e contou com 25 países.

O evento marcou a estreia do Brasil, que levou quatro jogadores de Foz do Iguaçu, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O país ficou em 19º lugar. “Ocorre que até aquele anos, só se praticava Futegolfe em campos feitos em parques. Assim não se tinha experiência em jogar o esporte em campo de golfe, como foi na Copa”, disse o presidente.

Em 2011 foi criada a Associação Brasileira de Futegolfe, sediada em Foz do Iguaçu. “Esta tem a outorga para desenvolver o esporte no Brasil”, disse Sartor. Atualmente existem sete campos para a prática no país. Na região Sul, existem quatro campos, sendo três em campos de golfe – Foz do Iguaçu, Itapema e Pelotas e um em Campo Largo, em um parque público.

“Já no Sudeste, temos dois campos de golfe onde se pratica o Futegolfe, no estado do Rio de Janeiro – Japeri e Maricá. Em São Paulo se pratica Futegolfe em Itu. “Ao todo, temos 40 jogadores federados e mais outros 60 praticantes ocasionais”, contabiliza Sartor. O Campeonato Brasileiro de 2018 foi jogado em oito etapas, destas – quatro em Itapema (SC), uma em Foz do Iguaçu, uma em Maricá (RJ) e outras duas em Pelotas (RS).

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *