O Brasil aceitou dar continuidade à análise paraguaia de desenvolver ações conjuntas para a reativação da economia nas regiões de fronteira, mediante o o desenvolvimento do comércio fronteiriço que foi fortemente afetado pelas restrições impostas pela pandemia de coronavírus, informou o 5 Dias.
O embaixador do Brasil, Flávio Soares comunicou ontem (18) à Chancelaria Paraguaia, a decisão do governo brasileiro de aceitar a proposta de dialogar pra acordar medidas que permitam o comércio nas zonas de fronteira, entre ambos os países.
Em breve serão iniciadas as discussões de assuntos técnicos, informaram as autoridades paraguaias.
O vice-ministro de Relações Econômicas, Didier Olmedo, informou que na próxima semana serão realizadas as primeiras reuniões virtuais para discutir as alternativas a serem aplicadas.
Ele ressaltou que dentre as medidas a serem adotadas, estarão preferencialmente as ferramentas já estabelecidas para o comércio e, além disso, deverão ser estudadas outras modalidades de comércio de fronteira.
Vale lembrar que o Paraguai já propôs ao Brasil a adoção de medidas como um serviço de delivery fronteiriço, com o objetivo de impulsionar a retomada econômica na região.
Por: Cris Loose