O prefeito Chico Brasileiro (PSD) editou, na última semana, a portaria 70.427 que coloca à disposição servidores de outras pastas para “atuarem em ações relacionadas ao enfrentamento à Covid-19”, infecção provocada pelo novo Coronavírus em Foz do Iguaçu. A iniciativa atende um pedido do secretário municipal de Saúde, Giuliano Inzis, e inclui ainda estagiários aprovados em teste seletivo.
A portaria de Chico Brasileiro, assinada também pela secretária municipal de Administração, Eliane Dávilla Sávio, não estipula uma data para os servidores atuarem nas ações de enfrentamento ao novo Coronavírus. A medida abrange mais de 110 agentes de apoio que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que estão fechados desde o início da pandemia.
As tratativas pelo encaminhamento dos servidores são conduzidas pelo vice-prefeito Nilton Bobato. A vigência da requisição desses servidores, de acordo com a portaria, será “enquanto perdurar a situação de emergência pela Covid-19” em Foz do Iguaçu.
O memorando encaminhado pelo secretário de Saúde levou em consideração o decreto 28.000, de 30 de março de 2020, que declarou estado de calamidade pública em Foz do Iguaçu, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. A medida também considerou o decreto 28.206 de 14 de junho de 2020, que autorizou a requisição de servidor para atuar em ações relacionadas ao enfrentamento à Covid-19 no município.
O pedido, do último dia 21 de julho, orienta a apresentação dos servidores ao RH (Recursos Humanos) das secretarias e traz anexada a listagem dos servidores requisitados. Eles serão destacados para atuar, de acordo com as indicações, para atuar no Telesus com rastreamento de pessoas sintomáticas e informes de resultados de exames e outras ações, como barreiras sanitárias/fiscalização em regiões onde esteja em vigor o toque de recolher.
Por: GDia