Guias integram programa da retomada do turismo em Foz Iguaçu. Prefeitura vai encaminhar projeto à Câmara

WhatsApp
Facebook
Mais de dois milhões de turistas visitaram as Cataratas do Iguaçu em 2019. Aproximadamente 50% era estrangeiro, Foto: Cataratas SA

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) deve enviar nesta segunda-feira, 3, para análise da Câmara Municipal de Vereadores um programa para a retomada da economia de Foz do Iguaçu focado na atividade turística e que prevê um auxílio emergencial, uma espécie de renda mínima, aos guias, motoristas e profissionais de turismo.

Chico Brasileiro não deu detalhes do programa neste sábado, 1º de agosto, na Rádio Cultura, mas pretende também engajar os moradores a conhecer as atrações turísticas da cidade, a começar pelo Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, as mais famosas quedas d’água do turismo mundial.

A princípio o programa vai se chamar “Foz conhecendo Foz” e a prefeitura está detalhando as questões legais e jurídicas para encaminhá-lo ao legislativo municipal. “O iguaçuense pode e deve ser o agente de divulgação dos atrativos turístico da cidade, mas precisa conhecê-los”, disse o prefeito.

Apoio – O programa prevê que os guias de turismo vão receber um auxílio financeiro – Chico Brasileiro não detalhou os valores nem a sua duração – e os motoristas das vans serão contratados para o transporte de moradores, “A ideia é que o guia de turismo, que estudou e se preparou para a profissão, deve ser o agente de informações dos atrativos aos moradores que vão divulgar a retomada do turismo de Foz do Iguaçu”.

O programa, adianta Chico Brasileiro, está sendo feito com várias parcerias e prevê também cursos de qualificação para os guias e profissionais de turismo. “Queremos retomar o turismo pelo iguaçuense para que cada um tenha o conhecimento dos atrativos, divulgue-os por diversos meios, principalmente pelas redes sociais, e convide amigos e familiares que moram em outras cidades a conhecer as atrações turísticas”, disse

A divulgação do turismo será pelos iguaçuenses municiados de informações dos guias de turismo “que mais conhecem e entendem dos atrativos turísticos da cidade e região”.

Parceria – Chico Brasileiro também adiantou que, através de parcerias, a cidade terá um plano de divulgação do turismo e suas atrações. “Vamos começar por Foz do Iguaçu, depois a região, o Paraná e alcançar o Brasil. É assim que vamos retomar o turismo, umas das principais atividades econômicas da cidade”.

O Parque Nacional do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras serão reabertos ao público na próxima terça-feira, 4. Já o complexo turístico da Itaipu Binacional voltou a receber visitantes desde 22 de julho.

Outros atrativos turísticos da cidade e região devem voltar a funcionar ainda em agosto. A expectativa do setor é de que a ocupação da rede hoteleira venha a ter níveis satisfatórios até o mês de outubro.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *