Decreto municipal previa protocolo e autorização para retorno no dia 27 de julho. Porém até o momento nenhuma havia retomado.
Em Foz do Iguaçu, as aulas presenciais para formandos do Ensino Médio e Faculdades foram autorizadas pela prefeitura a partir do dia 27 de julho. A medida chegou a causar divergências entre o SINEPE (Sindicato da Rede Particular de Ensino) e o Núcleo Regional de Educação sobre a competência do município em autorizar o retorno. Na primeira semana nenhum Colégio retornou efetivamente.
Porém, o SINEPE confirmou à Rádio Cultura que nesta segunda, 02, as aulas serão retomadas. Pelo menos duas escolas particulares confirmaram as aulas. O Colégio Beta e o Positivo terão aulas presenciais nesta segunda, seguindo o protocolo estabelecido pelo município, que obriga barreiras sanitárias, uso de máscaras, distanciamento de dois metros, e salas com 30% da capacidade, além de outras medidas.
Além do protocolo que já estava previsto, este fim de semana o Prefeito Chico Brasileiro fez uma modificação no primeiro Decreto. Foi acrescentado que as escolas também precisam seguir as determinações do estado para o retorno. O representante do SINEPE em Foz, Artur Gustavo Rial, disse que as escolas já estão adequadas ao que é determinado pelo governo do estado.
Quando a Rede Pública de Ensino, o governo do Paraná já estabeleceu o protocolo e prevê o retorno para o mês de setembro. De acordo com o protocolo, as aulas serão administradas de forma híbrida, mesclando presenciais e remotas, além de outras orientações que deverão ser seguidas. O dia ainda não foi definido e o aval final para o retorno irá depender das orientações da Secretaria Estadual de Saúde.
Por: Rádio Cultura