Entre as melhorias estão a ampliação das salas de atendimento ao público
As obras da nova sede do Conselho Tutelar, no bairro Santa Mônica em Santa Terezinha de Itaipu estão na reta final.
A estrutura onde funcionava o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ganhou pintura, novo piso, calçadas em paver, além de paisagismo. A prefeitura ainda investiu na aquisição de móveis novos com a compra de mesas, cadeiras e aparelhos de ar condicionado.
O espaço para o atendimento ao público também ficou mais amplo.
egundo a secretária de Assistência Social, Ellis Regina Eberhard, a nova sede vai dispor de cinco salas, uma para cada conselheiro tutelar fazer os atendimentos, além da recepção e sala de reuniões.
“A sede própria do conselho tutelar era um compromisso da atual gestão municipal em proporcionar uma estrutura adequada garantindo privacidade e conforto”, esclareceu a secretária de Assistência Social, Ellis Regina Eberhard.
A atual estrutura onde funciona o conselho na região central dispõe de apenas duas salas, cujos atendimentos são revezados pela falta de espaço físico.
“Com um local mais amplo, o conselho tutelar vai agilizar os atendimentos”, comemorou a conselheira Maria de Fátima Bendo que ficou feliz em saber que o espaço também vai ter uma sala destinada para reuniões. Segundo ela, o conselho tutelar de Santa Terezinha de Itaipu atende em média 200 casos por mês, sem contar o atendimento externo de denúncias que chegam ao órgão.
Os casos mais recorrentes de atendimento são: violência sexual contra crianças e adolescentes, maus tratos e abandono de incapaz. Esses atendimentos ocorrem num sistema integrado com a Vara da Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu.
O investimento na revitalização da nova sede é de aproximadamente R$ 150 mil reais, com recursos próprios do Governo Municipal.