Os profissionais de enfermagem de Foz do Iguaçu vão integrar, no próximo sábado (08), uma mobilização estadual por um Piso Salarial digno à categoria. A concentração para o ato, na Praça da Paz, começa às 8h, informa a enfermeira Cristina Morceli Bezerra de Souza. Em Curitiba, trabalhadores irão fazer uma carreata do Shopping Palladium até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico da capital.
Linha de frente no combate à Covid-19, doença provocada pelo novo Coronavírus, os profissionais de enfermagem querem a aprovação de uma lei regulamentando a categoria. A profissão atualmente é regida por uma legislação de 1986, ou seja, anterior a própria Constituição Federal e ao Plano Real, lembra a enfermeira.
De acordo com Cristina de Souza, há 20 anos estão sendo discutidos projetos de leis para acrescentar um piso salarial para classe, mas sem sucesso. “É necessário aplicar o princípio da adequação social para que possamos ter um salário digno, nós queremos que o Estado e a União vejam a importância da profissão perante a sociedade” explica.
A enfermeira lamenta as promessas que são feitas ao longo dos anos, mas que nunca são cumpridas. “Todos os anos de eleições, sempre aparecem projetos de lei para agradar a classe, mas nunca são votados”, ressalta. Tem duas propostas que a categoria defende, segundo Cristina de Souza.
“Um no Senado (PL 2564 de 2020), que regulamenta o piso salarial da enfermagem. O segundo está na Câmara dos Deputados (PL 2997 de 2020), que estipula a jornada semanal de 30 horas para a classe e cria o piso salarial nacional”, concluiu. Após a mobilização na praça, haverá uma carreata até o Gramadão da Vila A.
Curitiba
Na capital, a mobilização de carros terá início às 7h30 do sábado (08), no shopping Palladium. Todos os participantes, profissionais ou simpatizantes, são convidados a utilizar jaleco branco e uma faixa preta no braço esquerdo.
A partir das 8h os manifestantes partirão em carreata pelas ruas centrais de Curitiba, até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico da capital. “Quem não for de carro, concentração diretamente no Palácio Iguaçu a partir das 8h”, informa a convocação.
Os coordenadores orientam a utilização de máscaras e manter o distanciamento necessário. “Temos que dar exemplo!”, dizem.