A série de explosões do início da última semana na zona portuária de Beirute, capital do Líbano e que matou aproximadamente 200 pessoas, tem provocado a curiosidade de colaboradores do Cabeza News, que habitam o Centro Cívico de Curitiba.
Um deles encaminhou mensagem ao blog, relembrando que o Líbano é o país onde reside Luiz Abi Antoun, primo do ex-governador Beto Richa e réu na Operação Integração, um desdobramento da Lava Jato.
“Com a explosão no Líbano, será que o Luiz Abi volta para o Brasil ou fica escondido nos escombros de Beiture”, indagou um personagem que circula com facilidade nos principais corredores da política nativa.
Em maio do ano passado, o Ministério Público Federal (MPFPR) pediu autorização à Justiça Federal para enviar um pedido ao Líbano, para localizar Luiz Abi.
Segundo informações de familiares, ele está no Líbano desde setembro de 2018.
A Justiça acatou a denúncia contra Abi por organização criminosa e corrupção passiva no âmbito da Integração em março do ano passado e desde então não foi localizado por um oficial de Justiça.
O juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Criminal de Curitiba, acatou denúncia do MPF contra Abi por organização criminosa e corrupção passiva.
A Operação Integração ocorreu na 48ª fase da Lava Jato, que investiga um esquema de cobrança de propina de concessionárias do pedágio no Estado em favor do grupo político do tucano.