Paraguai prorroga por mais uma semana quarentena de Ciudad del Este devido aos casos do novo Coronavírus

WhatsApp
Facebook
A Ponte da Amizade está fechada desde o dia 18 de março. Foto: Benedito Branco

O departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, terá mais uma semana de quarentena diferenciada devido ao alto índice de contaminações e mortes por Covid-19, a doença do novo Coronavírus.

A informação é do diretor de Vigilância Sanitária do país, Guillermo Sequera, e levou em consideração que aproximadamente 40% dos casos de Covid-19 no Paraguai estão concentrados no departamento de Alto Paraná.

A medida, segundo o portal da rádio La Clave, também é embasada no alto índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujo sistema estaria saturado.

“Acho que é recomendado. Aqui a questão não é mais trancar, se não saber como sair, mas com medidas sanitárias como uso de máscara, lavagem das mãos e distanciamento”, disse Sequera (foto abaixo).

Que completou: “Se fizermos isso, podemos nos encontrar novamente, voltar ao trabalho, mas com um risco reduzido porque não existe risco zero, mas risco mínimo sim”.

Com a decisão, segue fechada por pelo menos mais uma semana a Ponte Internacional da Amizade, que une Ciudad del Este à Foz do Iguaçu, no Brasil.

De acordo com o La Clave, Sequera no entanto admitiu que estudam alternativas para abertura da via (AQUI para ler).

Contexto

O Paraguai tem 9.791 casos confirmados do novo Coronavírus e 138 óbitos devido à complicações provocadas pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

Deste total, 3.451 casos confirmados e 59 mortes em decorrência de complicações da doença são no departamento de Alto Paraná.

As fronteiras do Paraguai estão fechadas desde o dia 18 de março, como estratégia do governo do presidente Mario Abdo Benítez para evitar a entrada e a propagação do novo Coronavírus no país.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *