A solenidade com o presidente Jair Bolsonaro na próxima quinta-feira (27) em Foz do Iguaçu será aberta ao público. O evento foi confirmado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para às 11h da manhã, no início do acesso ao Aeroporto Internacional, em frente ao Centro de Convenções. No local, Bolsonaro e o governador Ratinho Junior lançam a pedra fundamental de duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas), entre o trevo da Argentina e o portão do Parque Nacional.
Esta será a terceira vez que o presidente visita Foz do Iguaçu após as eleições de outubro de 2018. Na primeira, em fevereiro do ano passado, Bolsonaro acompanhou ao lado do colega paraguaio Mario Abdo Benítez, a posse do general Joaquim Silva e Luna na direção-geral brasileira da Itaipu Binacional.
No mês de maio de 2019, Bolsonaro retornou à cidade para, ao lado de Marito Abdo, assinar a autorização para o início das obras da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai. A estrutura, que vai unir Foz do Iguaçu à Presidente Franco, é a segunda unindo os dois países no município e deverá ficar concluída em 2022.
A BR-469 é a única via de acesso às Cataratas do Iguaçu e ao Aeroporto Internacional. Sem as obras, o trânsito é intenso e traz prejuízos ao turismo local. A duplicação da rodovia será realizada com investimentos da Itaipu. O custo da obra, em valores ajustados pelo Governo Federal, será de R$ 139,4 milhões, sendo R$ 136,3 milhões da Binacional.
O governo do Estado fará a licitação e a gestão da obra. A solenidade terá ainda participação dos ministros Ernesto Henrique Fraga Araújo (Relações Exteriores) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura). Também participa o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, além de autoridades políticas e sociais de Foz do Iguaçu e região.
Por: GDia