Neurocirurgião Dr. Carlos Alberto Mattozo chega a marca de3.000 cirurgias de tumores cerebrais

WhatsApp
Facebook
Técnica utilizada permite cirurgia sem incisões externas e possibilita período de internamento médio de 48 a 72 horas

Na última terça feira (18/08), o Neurocirurgião do Hospital Champagnat, Dr. Carlos Alberto Mattozo chegou a marca de 3000 cirurgias de tumores cerebrais

As cirurgias de tumores cerebrais realizadas pelo Dr. Carlos Albetto Mattozo são do tipo transesfenoidal para adenomas de hipófise com localização por neuronavegação e microdoppler. A marca de 3.000 cirurgias cerebrais representa o reconhecimento pela sua atuação neurocirúrgica nos últimos anos.

Segundo palavras do Dr. Mattozo: “O meu lema é realizar neurocirurgia minimamente invasiva, ou seja, os pacientes devem finalizar o tratamento em condições iguais ou melhores em relação ao pré-operatório. Não é admissível um paciente retornar para casa com sequelas decorrentes do tratamento”, afirma.

O emprego da técnica endonasal é relativamente recente em neurocirurgia. Durante muitas décadas, o acesso cirúrgico para tumores da glândula hipófise era a craniotomia convencional ou o acesso sublabial, que causa complicações nasais e perda da sensibilidade labial. Um estudo de autoria do Dr. Carlos Mattozo realizado em parceria pelo Serviço de Neurocirugia do Hospital Universitário Cajuru (HUC) e a Universidade da California, Los Angeles, publicado na revista Surgical Neurology, mostrou que as complicações nasais com a técnica endonasal são mínimas e evita-se a utilização do tamponamento nasal no pós-operatório, que causa grande desconforto em pacientes operados por outras técnicas.

Este estudo também mostrou que o período de internamento médio dos pacientes é de 48 a 72 horas e o retorno ao trabalho ocorre em média em duas semanas após a cirurgia. Outra vantagem do acesso endonasal é a possibilidade de atingir outras regiões da base do crânio e possibilitar a remoção de diversos tipos de tumores complexos, tais como meningiomas, cordomas, craniofaringiomas e tumores dermóides.

Mais notícias

  • Número expressivo realmente… Mas dentre essas cirurgias, quantos não retornaram pra casa???? Quantos tiveram sequelas???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *