Católicos de 14 cidades que compõe a Diocese de Foz do Iguaçu participaram, nesse domingo (30), da 15ª Romaria em honra a Nossa Senhora de Guadalupe. O evento teve início às 9h com uma grande carreata. Os fiéis, informa o GDia, se reuniram na região central e seguiram em oração até a catedral, na Vila A.
Além da devoção a padroeira da América Latina, o encontro também celebrou os 42 anos de fundação da diocese, que concentra 27 paróquias de Foz e região. Um trio elétrico levou os sacerdotes das comunidades, junto com as imagens da Virgem de Guadalupe e de São João Batista, o padroeiro da cidade.
O trajeto do cortejo incluiu as avenidas Jorge Schimmelpfeng, Marechal Deodoro, República Argentina e Paraná. Durante o percurso foram feitas paradas para orações, cânticos e leitura da Bíblia.
Os peregrinos chegaram à catedral por volta das 10h e foram recebidos com muita alegria por um grupo de padres, cada um representando um dos municípios que integram a diocese. A celebração da missa contou com encenações voltadas ao tema da romaria: “Não estou eu aqui que sou tua mãe?”.
A missa, que ocorreu no estilo drive-in, foi presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges. Com máscaras e distribuição de álcool em gel, os fies acompanharam a celebração de dentro dos veículos, visando à segurança devido ao risco de propagação da Covid-19. A celebração também foi transmitida ao vivo nas páginas do Facebook: @Diocesefoz e @PascomGuadalupe.
Para melhor visibilidade do público, um palco foi montado do lado de fora da igreja. Durante a homilia (popular sermão), Dom Sérgio pediu aos católicos que não desanimem da fé e que busquem nela a coragem para enfrentar os desafios da vida. O sacerdote também aproveitou a oportunidade para parabenizar os padres, que se reinventaram durante a pandemia para levar mensagens positivas e celebrações aos fiéis.
“Em meio à grave crise que vivemos, nós somos chamados a nos conformar com o mundo em que vivemos. Somos chamados a não desistir, somos chamados a resistir com força e vigor porque o nosso Deus está conosco. Agradeço aqui todos os padres, que se mantiveram conectados com o seu povo através das mídias sociais. Nós sabemos que para o cristão é essencial a vida de comunidade. Em meio a essa pandemia e os convido a apostar no amor, vamos cuidar dos nossos irmãos”, destacou o bispo.
Para evitar o deslocamento e tumulto dos participantes, um grupo de ministros se deslocou até os veículos para recolher as ofertas e entregar a comunhão. A saída de dentro dos carros só foi permitida durante a celebração para o uso de banheiros. Ao final da missa os fiéis participaram da adoração ao Santíssimo, benção da saúde e a tradicional benção das rosas de Nossa Senhora.
Aniversário da Diocese
Durante a Romaria celebrou-se também a criação e instalação da diocese de Foz do Iguaçu, que completou 42 anos de fundação no dia 26 de agosto. Criada em 1982, a diocese teve como primeiro bispo Dom Olívio Aurélio Fazza, que governou a Igreja Católica na fronteira por 24 anos.
O segundo bispo a assumir foi Dom Laurindo Guizzardi. Sob seu comando teve início, em 2005, a construção da catedral Nossa Senhora de Guadalupe. O terceiro governante foi Dom Dirceu Vegini. Ele foi vítima de um câncer e morreu em setembro de 2018, deixando a sede vacante. Atualmente o posto é ocupado por Dom Sérgio de Deus Borges, que está à frente da diocese há um ano.
Por: GDia