Na sexta-feira (4) a Secretaria Municipal da Saúde anunciou que Curitiba vai voltar para a bandeira laranja a partir da próxima segunda-feira (7), depois de três semanas em banjdeira amarela de atenção à Covid-19 na cidade.
A decisão, adianta o Bem Paraná, foi tomada diante dos indicadores que medem a evolução da pandemia em Curitiba e editou o Decreto 1160, que coloca a capital na situação de risco médio de contaminação pelo coronavírus.
Desta vez, a bandeira laranja volta com algumas adaptações, já que, com o histórico da doença na cidade, a Epidemiologia já tem mais dados sobre o comportamento de transmissão do vírus. As mudanças valem por 14 dias, a partir da zero hora de segunda-feira (7/9), para que dê tempo de os setores se organizarem.
A medida resulta do agravamento da situação da pandemia na cidade, principalmente na última semana. A bandeira amarela entrou em vigor no dia 17 de agosto e no decorrer daquela semana os indicadores mostravam uma queda na incidência da covid em Curitiba.
O número de novos casos começou a cair, chegando a menos de 400 por dia, sendo que em 5 de agosto, por exemplo, havia superado os 700. Os óbitos também diminuíram, saindo da faixa de 15 a 20 por dia e chegando a sete registros em alguns momentos.
Em agosto, a taxa de transmissão do novo coronavírus também caiu. No período entre os dias 7 e 23, ficou abaixo de 1. Isso significa que cada cem pessoas infectadas transmitem para menos de cem.
Continue lendo no Bem Paraná