O prazo para a realização das convenções partidárias terminou às 23h59 desta quarta-feira (16). No apagar das velas, dos 14 pré-candidatos ventilados anteriores, nove foram confirmados pelas legendas ou coligações até o momento.
Os acertos de última hora deram um nó na cabeça dos eleitores, que se pergunta: Se tudo estava certo antes, por que mudou de repente? O GDia traz um esboço das dobradinhas que o eleitor iguaçuense irá se deparar nas urnas em 15 de novembro.
O PCdoB, que havia anunciado não participar do processo eleitoral, indicou Aneocir José Lauermann, o Alemão, como candidato a prefeito, ainda sem vice definido.
O empresário e advogado Cassio Lobato, do Patriota, que havia deixado a ata da convenção em aberta, fechou parceria com o PV e terá como vice o arquiteto Ricardo Albuquerque, do PV.
Uma das grandes surpresas da definição das convenções veio do prefeito Chico Brasileiro (PSD), que abriu mão de repetir a dobradinha com o vice Nilton Bobato (MDB) e optou pelo nome do Delegado Francisco Sampaio, do PSD. Chico terá o apoio da coligação formada por PSD, MDB, PTB, PSC, PL, PSB e Solidariedade.
O PT confirmou o nome de Luiz Henrique, como já havia definido em prévia. Ele terá como vice Marcelo Arruda, do mesmo partido.
Nelton Friedrich (PDT) e Amilton Farias (Rede Sustentabilidade) foram confirmados pelos partidos e se lançam em uma coligação reunindo os ideais de defesa ambiental, entre outros temas.
O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (Podemos) também reservou uma grande surpresa para a última hora. Para compor a chapa dele, o mais cotado era o empresário Camilo Rorato (PSDB), no entanto, quem ficou com a vaga foi Bibiana Orsi, do PP. Paulo e Bibiana serão apoiados pela coligação Podemos, PP, DEM e PSN.
O cirurgião dentista e militar da reserva Ranieri Marchioro foi confirmado pelo PRTB e terá como companheira de chapa Leila Youssef, do mesmo partido.
Sidnei Silva Prestes Junior foi confirmado candidato pelo Republicanos e terá como vice Roberto Murça (PSL). Os dois serão apoiados pela coligação Republicanos, DC, PSL e PMN.
Tatiana Fruet, esposta do deputado estadual Soldado Fruet, teve a candidatura confirmada pelo Pros. Na vice Gustavo Tramontini do Avante. Os dois partidos saem em coligação para o pleito.
Como os partidos tem até hoje para entregar as mídias gravadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o quadro da corrida sucessória em Foz do Iguaçu poderá apresentar mudanças.