Em outras ocasiões, o presidente já havia destacado o trabalho da atual administração da usina. Com a reestruturação, Itaipu está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras estruturantes, como a segunda ponte, por exemplo.
No finalzinho da última live tradicional de quinta-feira, 17 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro voltou a elogiar a gestão do general Joaquim Silva e Luna frente à diretoria brasileira da usina de Itaipu pela administração séria e comprometida com o uso do dinheiro público, que possibilitou o realocamento de mais de R$ 1 bilhão em investimentos em obras estruturantes.
O presidente citou como exemplo a Ponte da Integração-Brasil-Paraguai. (Silva e Luna) “conseguiu fazer com que a parte brasileira, que praticamente não tinha ‘lucros’, construísse a segunda ponte e outras obras”. A Itaipu, no lado brasileiro, tem em sua área de influência 54 municípios da região Oeste do Paraná.
Em 16 de junho, Bolsonaro tinha feito elogio semelhante na rede social, ao comentar a satisfação dos políticos do Paraná em ter na usina de Itaipu um homem que vem ajudando todo o Estado. Em outras ocasiões, o presidente também havia destacado o trabalho da gestão Silva e Luna, que tem como base seguir as diretrizes da boa administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.