Ronildo Pimentel
Mídia internacional
A presença dos presidentes Michel Temer (Brasil) e Mario Abdo Benítez (Paraguai)garantiu mídia internacional a Foz do Iguaçu ontem (21). Temer e Abdo Benítez se encontraram na usina de Itaipu para assinar um acordo bilateral para a construção de duas pontes unindo os países – uma entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai) e outra sobre o rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul. As estruturas serão construídas com recursos da Itaipu. No início da semana a Advogacia-Geral da União (AGU), deu parecer favorável às obras. A governadora Cida Borghetti, que acompanhou as articulações desde o início, também participou do ato.
‘Consciência tranquila’
Em conversa com jornalistas, Temer falou que deixa a presidência da República dia 31 com a consciência “absolutamente tranquila” por ter produzido “muito” pelo Brasil. “Eu saio, como alguém disse aqui ou lá enquanto conversávamos, com a consciência absolutamente tranquila, calma, leve, com um sentimento de que produzimos muito pelos nossos países”, afirmou.
‘Mágoa’
Na quinta (20), ao participar de cerimônia em Brasília com servidores da Presidência, Temer disse que leva uma “mágoa” do governo por ter sofrido “ataques da natureza moral”. Em dois anos e sete meses de governo, foi denunciado três vezes pela PGR ao STF, os quais terá que responder a partir de janeiro do ano que vem.
Agradecer atenção
O deputado Fernando Giacobo, primeiro-secretário da Câmara Federal, prestigiou o ato entre os dois presidentes na tarde de ontem. À coluna, afirmou que foi até a Itaipu, em Foz do Iguaçu, em reconhecimento ao Temer que sempre atendeu suas demandas. Em meio a solenidade, o presidente identificou Giacobo, um dos poucos que ele fez questão de cumprimentar.
Perimetral Leste
“O Temer me agradeceu o apoio que a bancada do PR sempre lhe deu no Congresso e especialmente o meu empenho e disposição em ir atrás, conversar com a Itaipu, para agilizar obras e ações para o bem da população de Foz do Iguçau e da região”, comentou. O deputado destacou, entre as ações, a viabilização de recursos para a Perimetral Leste, via que vai tirar o tráfego de caminhões com cargas do centro da cidade.
Nova direção
O vereador Sabino Picolo (DEM) será o novo presidente da Câmara de Curitiba, no biênio 2019-2020. Ele foi eleito ontem com 29 votos favoráveis e oito abstenções. Os demais integrantes da nova mesa são Tito Zeglin (PDT) – 1º vice-presidente; Walmir Aguiar (PSC) – 2º vice-presidente; Colpani (PSB) – 1ª secretaria; Professor Euller (PSD) – 2ª secretaria; Noemia Rocha (MDB) – 3ª secretaria; Maria Letícia – 4ª secretaria; Mauro Ignácio (PSB) – corregedor; e Maria Manfron (PP) – vice-corregedor.
Em Israel?
O vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Pedro de Camargo Neto (foto acima), lamentou que o futuro chanceler Ernesto Araújo não tenha incluído em sua sequência de tuítes publicados ontem, a pauta da transferência da embaixada de Israel para Jerusalém. “Ele não respondeu sobre a questão da embaixada em Jerusalém, que é o que o setor quer saber”, disse ele, segundo o BR18.
Israel? II
O mercado árabe, grande consumidor de açúcar e carne, ameaça retaliar caso o Brasil de fato faça a mudança. Neto reconhece também que a falta de acordos bilaterais impede um comércio maior, mas acredita que eles não existam “mais por culpa do setor do que do Itamaraty”.