O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retomou, nesta terça-feira (06), a aplicação de inseticida por meio dos fumacês em bairros considerados de maior risco, onde concentram-se os casos de doença e alta infestação do mosquito, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).
O uso do fumacê é uma medida complementar às demais ações já realizadas pelo município, e está entre as estratégias do Comitê de Combate à Dengue.
O inseticida é fornecido pelo Governo do Estado, por meio da 9° Regional de Saúde. Ao todo, foram requeridos pelo município 450 litros de inseticida para esta primeira etapa, que compreenderá seis bairros em três ciclos de aplicação.
O primeiro ciclo de aplicações, que começou hoje, acontece no Jardim São Paulo. Na sequência serão atendidos o Campos do Iguaçu (região Leste), Ouro Verde, Profilurb e Jardim das Flores (região Sul).
Inicialmente serão três ciclos de aplicação, e após o término dessa programação será realizada uma avaliação, para verificar a necessidade de estender os ciclos. A estratégia é cobrir 12 áreas na cidade.
A aplicação será de segunda a sexta-feira e ocorre em dois turnos: das 5h às 11h e das 16h às 22h.