Parque Nacional espera receber 12 mil visitas no feriado da Padroeira

WhatsApp
Facebook
Foto: Nilton Rolin/ Cataratas S/A

O Parque Nacional do Iguaçu estima receber, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, aproximadamente 12 mil visitantes nos três dias do feriado prolongado do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A unidade de conservação estará com os portões abertos das 8h às 17h. Mas atenção, a venda de ingressos é apenas pela internet, com número limitado, e agendamento do passeio.

Este será o segundo feriado prolongado em que o principal termômetro do turismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, estará aberto para visitação, desde o início da pandemia Covid-19. Em setembro, no Dia da Independência, o atrativo recebeu 7.289 visitantes, acima das expectativas da Cataratas SA, que esperava cerca de três mil ingressos nos três dias.

De acordo com a projeção da concessionária, durante o feriado de sábado a segunda-feira (10 a 12 de novembro), o maior fluxo de visitantes deverá ser no domingo (11). O Parque vai operar, nos três dias, com a capacidade máxima de 525 pessoas por hora, totalizando o limite de 5.250 entradas por dia. 

Os ingressos são limitados e vendidos exclusivamente on-line, no site devido ao protocolo de segurança sanitário implantado na unidade de conservação. O visitante precisa adquirir o passaporte com agendamento de data e horário com antecedência.

A compra está sujeita à disponibilidade de vagas, alerta a concessionária, que informa não haver restrição de idade para fazer o passeio. “A medida tem o objetivo de ampliar as vagas de visitação e manter o programa ainda mais seguro para todos”, ressalta comunicado da Cataratas SA.

Passe Comunidade

Os moradores das 14 cidades vizinhas à unidade de conservação possuem 90% de desconto no ingresso. Essa categoria também está disponível exclusivamente on-line no site. Mas atenção: é preciso comprovar residência em um dos municípios apresentando o comprovante presencialmente no acesso ao parque.

Para o passeio, é obrigatório o uso de máscara enquanto permanecer dentro do Parque Nacional. Diariamente, a unidade de conservação passa por um minucioso trabalho de sanitização do circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes. 

O parque faz o controle individual de acesso de todas as pessoas que o visitam com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes. O público é recepcionado por uma equipe de funcionários que afere a temperatura de todas as pessoas. 

Simultaneamente, as equipes da unidade orientam todos para passar álcool gel nas mãos e os calçados no tapete sanitizante, e informam sobre a permanência e o uso correto da máscara, cobrindo o nariz e a boca, durante todo o passeio.

Abre e fecha

O Parque Nacional do Iguaçu precisou ser fechado em dois momentos após o início da pandemia do Coronavírus, em meados de março deste ano. A visitação no atrativo foi suspensa pela primeira vez no dia 18 de março, por determinação do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, responsável pela administração da da unidade de conservação.

A primeira reabertura durante a pandemia ocorreu no dia 10 de junho, dentro das comemorações do aniversário de emancipação de Foz do Iguaçu. Naquele mês, o Parque Nacional recebeu 3.926 visitantes. 

No dia primeiro de julho foi novamente fechado, devido ao avanço do vírus no Paraná. A unidade de conservação só voltou a receber visitantes no dia 4 de agosto, mês em que recebeu 9.755 acessos. Em setembro foram mais de 26 mil ingressos.

Por: GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *