Queda do Real frente ao Dólar preocupa comerciantes de Ciudad del Este depois que abrir a ponte

WhatsApp
Facebook
Foto: Reprodução

A desvalorização do real em relação ao dólar afeta o comércio de fronteira porque os turistas perdem seu poder de compra.

O setor que depende do turismo de compras em Ciudad del Este segue em expectativa antes da reabertura da Ponte da Amizade, que deve ser finalizada na próxima semana, tendo em vista que o Presidente da República, Mario Abdo Benítez, fixou o prazo em 15 de outubro.

Por outro lado, ressalta a rádio La Clave, a cotação do real frente ao dólar não é uma combinação favorável para o comércio na fronteira, pois reduz a competitividade do estrangeiro, que precisa de 6 reais para adquirir 1 dólar, pelo câmbio atual.

“É preciso levar em conta que todas as moedas do mundo sofreram uma desvalorização com a pandemia e na América do Sul, que chegou a 40%, em relação ao dólar. No nosso país, essa desvalorização chegou a 20% e com os produtos que temos à venda não podemos ter muita redução de custo ”, explica Natalia Ramírez Chang, empresária de Ciudad del Este.

Os traders explicaram que o câmbio ideal é de 3 × 1, ou seja, três reais para cada dólar, porém, a situação atual aumentou o gap entre as duas moedas. “A desvalorização do real foi grande e o dinheiro que o turista tem em mãos não tem mais o mesmo valor quando vem comprar no Paraguai. O brasileiro continua ganhando o mesmo e agora com a diferença cambial, poderá comprar metade do que carregava ”, disse Ramírez Chang.

Por: La Clave

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *