Em um vídeo compartilhado nesta quarta-feira (14) pelo Facebook, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, informou que está discutindo com o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, estratégias para o enfrentamento da situação no sistema de saúde diante da reabertura da fronteira do Brasil.
Chico disse ser favorável a reabertura da Ponte da Amizade, mas se preocupa a proteção e a assistência à saúde das pessoas, diante do impacto que a reabertura provocará no setor de saúde.
“A decisão do governo federal terá o total apoio desta Municipalidade, entretanto, reforçamos quanto à necessidade de apoio estrutural, logístico, financeiro e de recursos humanos, para dar suporte ao atendimento hospitalar e da rede municipal de saúde que deverá ser necessário a partir da abertura da fronteira”.
Beto Preto disse que já vem discutindo o tema com o Ministério da Saúde e informou que, possivelmente na tarde de hoje, será realizada uma nova reunião com secretários de todo o país e com o secretário Executivo do Ministério da Saúde. A reabertura da Ponte também será discutida no encontro desta quarta-feira (14).
Sistema de saúde
“Com a abertura da Ponte da Amizade e com a conhecida fragilidade do sistema de saúde do país vizinho, imagina-se que os mais de 96 mil brasileiros que residem do outro lado da fronteira, além de uma população de quase um milhão de paraguaios de Ciudad Del Este e seu entorno, poderão buscar no Município de Foz do Iguaçu o socorro imediato contra a Covid-19”, alertou o prefeito.
“Foz do Iguaçu sozinha não conseguirá suportar financeiramente, tecnicamente e estruturalmente esta provável nova demanda. Diante do exposto, o Município concorda com reabertura da fronteira, mas ressalta a urgente necessidade de apoio do Governo Federal para estruturar a questão da assistência hospitalar no SUS local”, reiterou o Prefeito.
Na fronteira, várias instituições aguardam uma informação oficial do Governo Federal, sobre os protocolos que serão adotados do lado brasileiro da Ponte da Amizade.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz