Idosos com voto facultativo são 8% do eleitorado no Paraná, e medo da Covid-19 pode tirá-los da votação

WhatsApp
Facebook
Darcy Silva, de 75 anos, diz que está com medo de ir à seção eleitoral para votar, em Curitiba (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)

São mais de 686 mil eleitores com 70 anos ou mais no estado. Eleitores relatam ter medo de sair de casa para votar. TSE estipulou medidas de segurança para diminuir riscos.

O Paraná terá mais de 686 mil eleitores com mais de 70 anos aptos para votar nas eleições municipais de novembro, de acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta faixa etária, que faz parte do grupo de risco da Covid-19, o voto é facultativo.

O número representa 8,4% de todos os 8,1 milhões de eleitores do estado.

Apesar dessa fatia do eleitorado vir crescendo, a participação de idosos na eleição de novembro pode cair por causa do receio deste público em relação com a pandemia.

O aposentado Darcy Silva, de 75 anos, é um dos eleitores que tem medo de ir à seção eleitoral no dia da votação. “Estou bastante temeroso. Sempre tem um pouco de aglomeração, e é isso que me preocupa”, afirmou.

Ele afirma que se não fosse por causa da pandemia, iria votar, como fez na eleição passada, quando já tinha a opção de não comparecer à votação. “Foram meses que me cuidei, fiquei em casa e deixei de ver familiares. Não vale a pena me arriscar agora”, disse.

Continue lendo em: G1

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *