O candidato à Prefeitura de Guarapuava Vitor Hugo Burko reafirmou a força de sua candidatura nesta quarta-feira, 21.
Vitor Hugo disse que a campanha cresce em adesão, pois a população está percebendo que é possível uma política diferente, na qual as pessoas sejam prioridade.
Segundo ele, os eleitores não aceitarão uma campanha baseada nas velhas práticas da política guarapuavana.
Pesquisa mostra intenção de voto em Guarapuava
Vitor Hugo garantiu que a decisão provisória da Justiça será revertida e disse que sua campanha segue normalmente, limpa, baseada no diálogo e em propostas.
“Não venham com hipocrisia e falsidade, pois eu não estou inelegível. Nós vamos disputar as eleições e vamos vencer. E vamos devolver Guarapuava para o seu legítimo dono, que é o guarapuavano”.
Vitor Hugo ainda falou sobre as velhas práticas políticas, que continuam sendo usadas nas disputas eleitorais de Guarapuava, como divulgação de pesquisas eleitorais forjadas e propagação de inverdades. “Sabíamos que seria assim. São as mesmas práticas de sempre. Mas da nossa parte vamos continuar a fazer uma campanha propositiva”.
De acordo com o candidato, Guarapuava precisa voltar a sonhar com um futuro melhor. “Peço a você que não permita que arranquem do seu coração o sonho de uma Guarapuava melhor. Você viu que voltaram as fake News, as mentiras, a enganação. E quem faz esse jogo sujo nas eleições, você pode ter certeza que vai fazer muito pior na prefeitura”.
Candidatura
A defesa do candidato divulgou nota sobre a decisão provisória sobre o registro da candidatura. O recurso em favor de Vitor Hugo será protocolado junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). E nada impede que o candidato siga fazendo campanha.
“O indeferimento provisório do registro não impede o candidato Vitor Hugo de continuar plenamente com sua campanha, não havendo nenhum impedimento por conta da decisão do juízo eleitoral de Guarapuava”
Segundo os advogados, “decisões anteriores do TRE em casos semelhantes mostraram-se favoráveis aos fundamentos do recurso, o que nos deixa plenamente confiantes no seu provimento e na liberação definitiva do registro de Vitor Hugo Burko”.
O advogado que representa Vitor Hugo, Allan Quartiero, lembra que em 2011, o atual prefeito Cesar Filho entrou com recurso contra a diplomação de Bernardo Ribas Carli. Em primeira instância, a diplomação foi cassada. Mas depois, junto ao Tribunal, Bernardo reverteu a decisão, vindo a assumir o cargo de deputado.
“E o Cesar agora está tentando fazer a mesma coisa comigo. E ainda tenta usar a imagem de Bernardo, que fez um excelente trabalho, para propor união por Guarapuava. União por quem? Apresentem propostas, lutem por Guarapuava”, diz Vitor Hugo.
Absolvido
O questionamento da candidatura de Vitor Hugo se baseia em uma decisão do TCU, que considerou irregular uma prestação de contas da gestão anterior do candidato. A assessoria jurídica de Vitor Hugo frisou que o candidato foi absolvido criminalmente neste caso e que ele não é acusado de corrupção. “Vitor Hugo Burko foi absolvido criminalmente por não existir dolo nem enriquecimento ilícito”, diz o advogado.
Já na esfera civil, Vitor Hugo não teve oportunidade de se defender, por não ter sido notificado sobre a ação. Por isso, a defesa busca em instâncias recursais a anulação da ação, uma vez que não foi obedecido o princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa.
Assessoria de imprensa do candidato Vitor Hugo Burko