A manhã de segunda-feira (09) começou com chuva em Foz do Iguaçu e outras regiões do Estado. De acordo com boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicado neste domingo (8), existe riscos de temporais na região sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
De acordo com as previsões, deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e também vai ter vento forte, entre 60-100 km/h. O alerta ainda fala em possibilidade de granizo para parte dos três estados do Sul.
Consequentemente há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Ações recomendadas
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
As áreas em alerta ficam nas seguintes regiões:
Região Metropolitana de Curitiba, região central, litoral, norte, oeste, sudoeste e sul do Paraná, oeste Catarinense, Vale do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta inferior e superior do Nordeste, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, , Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense e Planalto Norte Catarinense.
Instabilidade
Já de acordo com o Simepar, áreas de instabilidade que se desenvolveram no Paraguai avançam progressivamente para leste e ainda neste domingo vão atingir os municípios do oeste do Paraná, mas as chuvas chegam com intensidade fraca e não há incidência de descargas atmosféricas.
Chuvas isoladas já foram registradas no começo da tarde deste domingo na Serra da União, municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras e próximo do Parque Nacional do Iguaçu, Lindoeste, sul de Cascavel, Santa Lúcia e Boa Vista do Aparecida.
Fonte: Crisloosecompartilha, com informações do Inmet e do Simepar