Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades leva jogadores a uma imersão na Mata Atlântica

WhatsApp
Facebook
Foto: Kiko Sierich

Terceira atividade do jogo foi lançada nesta segunda-feira; participantes de seis estados do Brasil e também do Paraguai estão inscritos

Na terceira atividade do Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades, lançada nesta segunda-feira, 16, os participantes farão uma imersão na Mata Atlântica, um dos grandes biomas brasileiros. Além de aprender, os participantes têm a missão de desenvolver mais um desafio, garantindo assim seu selo virtual e avançar para o próximo nível.

Ao todo, o Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades terá nove desafios, com temas relacionados ao meio ambiente, energia e sustentabilidade, disponibilizados online e direcionados para crianças e adolescentes. Até o momento, os vídeos da iniciativa tiveram quase 1.500 visualizações, e o jogo tem participantes de seis Estados do Brasil e também do Paraguai.

Quem não se inscreveu, ainda tem a oportunidade de entrar para a competição, que vai premiar com um kit sustentável os 100 primeiros a juntarem 10 selos – nove de cada um dos desafios finalizados e um personalizado como reconhecimento da trajetória percorrida. A data prevista para o término do jogo é março de 2021.

O Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades é promovido pelo convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade da Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). O modelo em que foram organizadas as atividades é o de Jogo de Realidade Alternada, que promove a interação do real com o virtual para aprimorar o nível de informações e estimular o pensamento sistêmico, lógico e emocional.

O principal objetivo é estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre os temas propostos. Embora o público-alvo sejam as crianças e os adolescentes da região Oeste do Paraná, o jogo atraiu também participantes de 20 a até 60 anos de idade, de todo o país. Como os vídeos são disponibilizados publicamente no Youtube, também podem ser acessados por qualquer pessoa interessada e até mesmo serem utilizados como recurso didático pelos professores.

O professor Ingobert Vargas de Souza, de Santa Catarina, viu nas atividades do Desafio Sustenta-Habilidades uma oportunidade de levar aos seus alunos, que fazem parte de uma comunidade de pescadores em Florianópolis e estão no 5º ano do ensino fundamental na rede pública estadual, um conteúdo diversificado. “Orientei meus alunos a se inscreverem na atividade. Faremos parte da ação como uma atividade opcional da disciplina de Ciências”, contou.

O que já rolou

Os primeiros vídeos do Desafio Sustenta-Habilidades, publicados a partir de 12 de outubro, apresentaram o jogo e os quatro espaços educadores que o ambientam: a Usina de Itaipu, o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e a Expedição do Conhecimento.

No dia 19, foi lançado o primeiro desafio “Será que a água gera energia?”. A segunda atividade foi divulgada no dia 02 de novembro, “O museu da minha vida”. Os desafios são publicados no site do Desafio Itaipu, e também no Youtube do PTI. O próximo estará disponível no dia 30 de novembro.

As respostas dos desafios, no formato de vídeos de no máximo um minuto, podem ser cadastradas no site.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *